Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-02-2008

Empate técnico entre Barack Obama e Hillary Clinton no Texas
Carro de Marcelo Vacaria caiu no Rio Itajaí-Açu, em Navegantes, na madrugada de domingo
Empate técnico entre Barack Obama e Hillary Clinton no Texas
Foto: http://g1.globo.com

Washington, 18 fev (EFE) - Os aspirantes democratas a uma vaga à Presidência dos Estados Unidos Barack Obama e Hillary Clinton estão tecnicamente empatados no estado do Texas, que realiza suas primárias em 4 de março, segundo uma nova pesquisa divulgada hoje.

A pesquisa, elaborada pela cadeia "CNN" e pela empresa Opinion Research, aponta uma ligeira vantagem da ex-primeira-dama sobre o senador por Illinois no Texas, já que 50% dos eleitores devem apoiar a senadora por Nova York, contra 48% que apoiarão seu adversário.

A margem de erro da pesquisa é de 4,5 pontos percentuais, o que indica que os dois rivais estão praticamente empatados em intenção de votos nesse estado.

"Uma razão pela qual a disputa parece tão acirrada é que os democratas no Texas têm que escolher entre duas opções igualmente atrativas", assinalou o diretor da enquete, Keating Holland.

"Provavelmente os eleitores democratas (no Texas) seriam igualmente felizes com um que com outro candidato e não vêem grandes diferenças entre um e outro em temas essenciais", afirmou Holland.

Um quarto dos eleitores afirma que ainda poderia mudar sua opinião nas próximas duas semanas, segundo a pesquisa.

Muitos estrategistas e analistas políticos acreditam que Texas e Ohio - este último estado também realizará primárias em 4 de março - darão vitória a Hillary.

Mas Obama venceu as últimas oito disputas eleitorais e se situou à frente da senadora em número de delegados.

No Texas há um total de 193 delegados em jogo.

Um bom reflexo da indecisão dos eleitores democratas é que 79% dos texanos gostariam que Hillary ganhasse a nomeação do partido, o mesmo percentual dos que têm a mesma posição frente a Obama.

Já 82% acreditam que Obama tem possibilidades reais de obter a nomeação do partido em agosto em Denver (Colorado), contra 79% que consideram que Hillary tem mais força.

Do lado republicano, a enquete dá como vencedor no Texas o senador pelo Arizona John McCain, o "claro" favorito para ganhar a candidatura presidencial de seu partido.

Assim, 55% dos eleitores republicanos no Texas devem apoiar McCain nas urnas.

Cerca de 32% respaldam o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee e 11% o congressista texano Ron Paul.

Além disso, 60% dos eleitores republicanos asseguram que votarão no candidato que apóiam atualmente.

No caso dos democratas, o percentual de apoio firme a um determinado pré-candidato chega a 76%.

Quanto aos temas mais importantes aos eleitores no Texas, os republicanos e democratas coincidem, com 32%, em que as iniciativas dos pré-candidatos para impulsionar a economia são decisivas na hora de escolher um candidato.

O segundo assunto de maior interesse para os eleitores democratas é assistência médica (23%), seguida de Guerra do Iraque (22%), imigração ilegal (10%) e terrorismo (7%).

Do lado conservador, 19% dos eleitores republicanos afirmam que a imigração ilegal é sua segunda maior preocupação, seguida de Guerra do Iraque (17%) e seguros de saúde (8%). EFE

Empate técnico entre Barack Obama e Hillary Clinton no Texas


Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir