Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-02-2008

Reunião Cis expandida Sul
O recém Consorcio Cis Expandida Sul, formado por 07 municípios já faz história na região
Reunião Cis expandida Sul
Foto: José Rubens Brumana

O recém Consorcio Cis Expandida Sul, formado por 07 municípios já faz história na região. Criado com amparo em Lei Federal, os atuais consórcios são muito recentes e são celebrados para a resolução de problemas de dicicil resolução de forma individual, como por exemplo: saúde e meio Ambiente, com destaque para a destinação correta de resíduos sólidos (lixo).

Após vistoria em áreas de Rio Novo do Sul, a convite de um dos idealizadores do Consórcio - vice prefeito - João Martins, o gestor ambiental e ex-secretario de meio ambiente de Marataízes - Luciano Sansao Teixeira e Poliana Freire Ferreira - bióloga e subsecretária de meio ambiente de Itapemirim estiveram nas áreas e detectaram 03 passíveis de licenciamento ambiental para a construção do aterro sanitário.

Agora sim temos o que mais necessitávamos a área própria que atende a Legislação ambiental para a construção de 01 aterro para atender 07 municípios e desta forma resolvermos de vez o traumático problema da destinação dos resíduos sólidos de nossos municípios.

Também em reunião ordinária do Consorcio ficou eleito o Secretário de Meio Ambiente de Itapemirim como sendo o presidente da Camâra técnica de Meio Ambiente em consenso com todos os secretários de meio ambiente dos municípios.

Há época em que estivemos na Câmara Municipal Marataízes falávamos a respeito de uma solução corajosa e definitiva, que nenhum dos governos anteriores teve a capacidade e disposição em fazê-lo e 'agora estamos muito perto de resolver' - destaca o Engenheiro Agrônomo - Luciano Sansao Teixeira.

    Fonte: O Autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir