Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 19-02-2008

Airbus testa com sucesso célula a combustível
Os testes, realizados este mês, permitiram comprovar que o dispositivo da célula a combustível
Airbus testa com sucesso célula a combustível
Foto: http://g1.globo.com

Paris, 19 fev (EFE).- A Airbus afirmou hoje que testou em vôo, e com sucesso, a tecnologia da célula a combustível para alimentar os sistemas hidráulico e elétrico de seus aviões.

Os testes, realizados este mês, permitiram comprovar que o dispositivo da célula a combustível, a partir de oxigênio e hidrogênio, gerou até 20 quilowatts de potência sem produzir outras emissões a não ser de água. Durante o vôo foram gerados cerca de dez litros de água.

A energia gerada com o dispositivo da célula a combustível permitiu alimentar o motor elétrico da bomba do avião e o circuito hidráulico, além de acionar os aerofólios.

O sistema foi colocado à prova em condições com fortes oscilações de gravidade, o que de acordo com a Airbus confirmou sua "força".

Os testes foram desenvolvidos no âmbito dos planos da fabricante aeronáutica européia para uma indústria de aviação "ecoeficiente".

O vice-presidente da seção de engenharia da Airbus, Patrick Gavin, destacou que "a célula a combustível oferece um tremendo potencial ambiental e reduções de gastos operacionais".

"Esse é outro exemplo de como a Airbus se coloca na liderança para uma indústria ecoeficiente, que agrega valor com menos impacto ao meio ambiente", acrescentou Gavin. EFE

Airbus testa com sucesso célula a combustível em partes hidráulica e elétrica

Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir