Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-02-2008

Armênia elege novo presidente nesta terça-feira
Robert Kocharian, presidente da Armênia, vota durante eleição presidencial no país, que acontece nesta terça-feira
Armênia elege novo presidente nesta terça-feira
Foto: Misha Japaridze/AP

EREVAN, 18 Fev 2008 (AFP) - A Armênia, uma república pobre situada no Cáucaso, elegerá na terça-feira um novo presidente após uma campanha marcada por acusações de fraude por parte da oposição.

Cerca de 2,3 milhões eleitores foram convocados às urnas nesta ex-república soviética, que tem a Rússia como principal aliado econômico e militar.

Após dois mandatos de cinco anos, o presidente Robert Kotcharian não pode voltar a se candidatar, como prevê a Constituição.

Seu primeiro-ministro e herdeiro político, Serge Sarkissian, de 53 anos, é o favorito dos nove candidatos na disputa, com cerca de 50% das intenções de voto, segundo as pesquisas.

Apesar de um governo que trouxe estabilidade econômica ao país, com um crescimento econômico acima de 10% anual, à medida que se aproxima a eleição aumentam as chances de um segundo turno arriscado para Sarkissian.

Isso se deve em parte ao retorno ao cenário político do primeiro presidente da Armênia pós-soviética (1991-1998), Levon Ter-Petrossian.

Ter-Petrossian, de 63 anos, acusa o poder de corrupção em grande escala e de ter trabalhado apenas para melhorar as relações com seus vizinhos turco e azerbaijano.

O ex-presidente recebeu o apoio de vários partidos de oposição e no sábado reuniu pelo menos 50.000 pessoas a seu favor, uma das maiores manifestações registradas nos últimos anos no país.

Ter Petrossian, que teria 15% dos votos segundo as pesquisas, acusa os assessores do primeiro-ministro de aproveitar os recursos do Estado para favorecer sua candidatura. Também denunciou casos de votos comprados, intimidação de oponentes e parcialidade dos meios de comunicação.

Cerca de 600 observadores estrangeiros acompanharão a votação.

Armênia elege novo presidente nesta terça-feira.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir