Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-02-2008

Servo-kosovares queimam dois postos fronteiriços com Kosovo
Servo-kosovares atearam fogo em postos e carros no vilarejo de Jarinje, na divisa com o Kosovo, após este ter declarado independência
Servo-kosovares queimam dois postos fronteiriços com Kosovo
Foto:AP

Pristina, 19 fev (EFE).- Um grupo de servo-kosovares incendiou hoje dois postos fronteiriços entre Kosovo e Sérvia sem deixar vítimas, informou um porta-voz da Polícia kosovar.

O incidente aconteceu às 11h30 (7h30 de Brasília), perto das localidades majoritariamente sérvias de Leposavic e de Zubin Potok, no norte do Kosovo, informou à Agência Efe o porta-voz da Polícia do Kosovo, Veton Elshani.

A região onde os ataques ocorreram tem sido o principal foco de tensão desde a autoproclamação da independência do Kosovo, no último domingo, embora até agora as ações tenham causado apenas limitados danos materiais.

Em Mitrovica, a principal cidade do norte do Kosovo, cerca de 700 estudantes de origem sérvia protestaram hoje contra a autoproclamada independência.

Aproximadamente seis mil pessoas participaram das manifestações realizadas na segunda-feira na mesma cidade, que é dividida entre albaneses e sérvios na passagem do rio Ibar.

Para as próximas horas é aguardada em Pristina a chegada do alto representante da Política Externa da União Européia (UE), Javier Solana, que se reunirá com a cúpula dirigente kosovar.

Desde domingo, Solana tem pedido a todas as partes no Kosovo para agir "com calma" e de forma "responsável" e manifestou sua esperança em que os líderes kosovares "estejam à altura de suas responsabilidades neste momento crucial".

Servo-kosovares queimam dois postos fronteiriços com Kosovo.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir