Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-02-2008

Bush se emociona em visita a memorial das vítimas
O presidente dos EUA e a primeira-dama em encontro com estudantes do "Clube Anti-Aids", que promove educação sexual, em Ruanda, na África
Bush se emociona em visita a memorial das vítimas
Foto: Charles Dharapak/AP

KIGALI, 19 Fev 2008 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, visitou nesta terça-feira um memorial das vítimas do genocídio executado em Ruanda em 1994 e, emocionado, afirmou que os horrores ali exibidos mostram que o mundo não deve assistir impassível a este tipo de violência.

"É um local comovente, que inevitavelmente sacode suas emoções até suas raízes", declarou Bush depois de depositar flores perto de um grupo de túmulos coletivos, que segundo os diretores do memorial contém os restos de 258.000 pessoas.

"Isto me recorda que nós não devemos permitir que estas ações aconteçam, e que o povo de Ruanda necessita de ajuda para se reconciliar e seguir em frente, depois de um período brutal", disse.

Bush, que classificou a violência na região sudanesa de Darfur de "genocídio", deve anunciar ainda a concessão de 100 milhões de dólares para treinar e equipar os oficiais de manutenção da paz africanos, incluindo 12 milhões de dólares para Ruanda.

O presidente americano, acompanhado da esposa Laura Bush, destacou que o memorial mostra "os horrores do genocídio que aconteceu aqui" e pediu "a benção de Deus" para os sobreviventes, especialmente as crianças.

No genocídio de 1994, as milícias extremistas hutus e as tropas governamentais massacraram 800.000 pessoas, sobretudo membros da minoria tutsi.

Os funcionários do museu levaram os visitantes às exposições que Bush percorreu, incluindo uma sala escura com crânios e fêmures colocados em vitrines iluminadas e uma ala dedicada às crianças assassinadas na onda de violência.

A exposição mostra a foto de Patrick Gashugli Shimirwa, um menino de cinco anos e sorridente, e a seguinte inscrição: "Esporte favorito: bicicleta. Comida preferida: carne com batata frita e ovos. Melhor amigo: sua irmã, Alliane. Personalidade: tranqüilo, comportado. Causa da morte: assassinado a machadadas".

Ao longo do salão são exibidas caixas com rifles e machados e paredes tomadas de fotos de vítimas desse e de outros massacres, como o Holocausto judeu e o genocídio dos khemeres vermelhos no Camboja.

O presidente americano agradeceu à direção do museu pela visita que recorda "a maldade que há no mundo e que deve ser enfrentada".

Bush se reunirá ainda com o presidente ruandês, Paul Kagame, na terceira etapa de uma viagem por cinco países que já o levou a Benin e Tanzânia. Depois de Ruanda, visitará Gana e Libéria.

Bush se emociona em visita a memorial das vítimas de genocídio ruandês.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir