Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-02-2008

Obama vence no Havaí e soma dez vitórias seguidas, diz TV
Também na terça-feira, o senador ganhou em Wisconsin
Obama vence no Havaí e soma dez vitórias seguidas, diz TV
Foto: Reprodução

O pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou a vitória nas primárias realizadas nesta terça-feira (19) no estado do Havaí, segundo os resultados preliminares anunciados nesta quarta-feira pela rede de televisão de Honolulu KHNL e também pela CNN.

A rede de televisão informou que os resultados em 68% dos distritos eleitorais do Havaí outorgam a Obama 75% dos votos (um total de 20.974) contra os 25% (6.529 votos) obtidos pela senadora Hillary Clinton.

Portanto, considera-se que a vantagem de Obama é insuperável. Esta se torna ainda a 10a. vitória consecutiva do senador por Illinois na disputa democrata. Também na terça, ele venceu as prévias em Wisconsin.

As próximas prévias acontecerão em 4 de março, em Ohio e Texas.

Segundo contagem extra-oficial da CNN, Obama segue na liderança no número de delegados: 1294 contra 1234 de Hillary. Para ser o candidato do partido, é preciso de no mínimo 2.025 delegados.

No Havaí

O jornal "Star Bulletin" de Honolulu informou que a afluência de eleitores ao "caucus" do Partido Democrata alcançava um nível recorde, com mais de 10 mil participantes, frente aos 4 mil de 2004.

O partido tinha emitido apenas 15 mil cédulas e teve que recorrer a folhas de papel em branco para que todas as pessoas que foram aos centros designados para as assembléias pudessem votar.

O direito ao voto se reserva aos militantes do partido, mas todos os que chegaram aos centros podiam participar, simplesmente se inscrevendo antes de votar.

Estão em jogo nas prévias democratas do Havaí 20 delegados, que participarão da Convenção Nacional do partido, que será realizada, em Denver, em agosto, para escolher o seu candidato às eleições presidenciais americanas.

O estado também estará representado por outros nove delegados, que normalmente são altos cargos do partido e não têm seu voto comprometido com nenhum candidato.

Obama também venceu as primárias de terça em Wisconsin.

Obama vence no Havaí e soma dez vitórias seguidas, diz TV. Também na terça-feira, o senador ganhou em Wisconsin.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir