Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-02-2008

Após 10ª derrota, Hillary depende do Texas e de debate
Disputa democrata à Presidência continua acirrada nos EUA. O senador tem agora uma vantagem sobre Hillary de 60 delegados
Após 10ª derrota, Hillary depende do Texas e de debate
Foto: G1

Após dez derrotas consecutivas para o rival Barack Obama nas prévias democratas, Hillary Clinton agora se vê obrigada a vencer em Ohio e no Texas, que realizam suas votações no dia 4 de março, se quiser manter-se viva na disputa pela indicação de seu partido para as eleições presidenciais americanas.

E uma simples vitória nesses dois estados pode não ser suficiente para a ex-primeira-dama. Para reverter a atual tendência, Hillary terá que ganhar com uma boa margem sobre Obama, que não perde uma primária desde a "superterça", em 5 de fevereiro.

Os dois pré-candidatos democratas se encontrarão na quinta-feira para um debate na Universidade do Texas em Austin, que será transmitido pela televisão e que, para a senadora, significa uma oportunidade crucial de dar novo impulso a sua campanha.

Barack Obama, que na terça-feira venceu a primária em Wisconsin (norte) e o caucus do Havaí, ampliou de maneira considerável sua base eleitoral. O senador do Illinois já atinge o eleitorado feminino branco tanto quanto Hillary, e a faixa de eleitores que apresentam níveis mais altos de formação e situação econômica já o apoiavam há algum tempo.

A ex-primeira-dama agora corre atrás do voto daqueles sem diploma universitário e com renda mais baixa, categoria determinante em estados industriais como Ohio e Pensilvania (cujas primárias acontecerão no dia 22 de abril). Obama vence a rival em todas as faixas etárias, exceto entre aqueles acima dos 65 anos, que se mantêm fiéis a Hillary.

Republicanos
O favorito republicano John McCain, que na terça-feira também saiu vencedor das primárias de seu partido em Wisconsin e no Estado de Washington, deixando ainda mais para trás o concorrente, Mike Huckabee, já trata Obama como seu futuro rival na corrida para a Casa Branca.

Na noite de terça, o senador do Arizona não dedicou uma só palavra a Hillary, concentrando seus ataques ao senador democrata. "Lutarei todos os dias desta campanha para que os americanos não sejam enganados por um apelo à mudança, eloqüente porém oco", disse McCain, que pretende fazer prevalecer sua experiência sobre a juventude e a suposta imaturidade política de Obama.

Durante muito tempo, Hillary Clinton usou este ângulo de ataque contra Obama, usando sua experiência de 35 anos para destacar a suposta inexperiência de seu concorrente, de 46 anos de idade.

"Tanto Obama quanto eu mudaremos a história. Mas apenas um de nós está pronto desde o primeiro dia para ser presidente, para melhorar a economia e vencer os republicanos", afirmou a ex-primeira-dama na noite de terça-feira.

"O problema dos Estados Unidos não é falta de boas idéias. O problema é que Washington se tornou um cemitério para as boas idéias (...), porque são esmagadas pelo dinheiro e pela influência dos 'lobbies'", disse por sua vez Obama em um discurso de 45 minutos.

Contagem dos votos
Segundo o site especializado independente RealClearPolitics (RCP), Obama tem agora de 1.354 delegados, contra 1.263 de Hillary. São necessários pelo menos 2.025 delegados para obter a indicação democrata. No partido Republicano, John McCain reúne 960 delegados, contra 245 de Mike Huckabee. Os pré-candidatos precisam de pelo menos 1.191 delegados para assumirem a candidatura republicana.

De acordo com média das pesquisas calculada pela RCP, Obama derrotaria McCain nas eleições de novembro por 47,6% a 43,6%. No entanto, no caso de uma disputa Hillary-McCain, o republicano venceria por 47,1% a 44,7%.

As novas vitórias de Obama
O pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou a vitória nas primárias realizadas nesta terça-feira (19) no estado do Havaí.

Segundo o site do Partido Democrata no Havaí, Obama venceu com 76,19% dos votos em um distrito e com 76,85 no segundo. Já Hillary Clinton teve, respectivamente, 25,24% e 22,44%.

Portanto, considera-se que a vantagem de Obama é insuperável. Esta se torna ainda a 10ª vitória consecutiva do senador por Illinois na disputa democrata. Também na terça, ele venceu as prévias em Wisconsin.

As próximas prévias acontecerão em 4 de março, em Ohio e Texas.

Segundo contagem extra-oficial da CNN, Obama segue na liderança no número de delegados: 1294 contra 1234 de Hillary. Para ser o candidato do partido, é preciso de no mínimo 2.025 delegados.

No Havaí
O jornal "Star Bulletin" de Honolulu informou que a afluência de eleitores ao "caucus" do Partido Democrata alcançava um nível recorde, com mais de 10 mil participantes, frente aos 4 mil de 2004.

O partido tinha emitido apenas 15 mil cédulas e teve que recorrer a folhas de papel em branco para que todas as pessoas que foram aos centros designados para as assembléias pudessem votar.

O direito ao voto se reserva aos militantes do partido, mas todos os que chegaram aos centros podiam participar, simplesmente se inscrevendo antes de votar.

Estão em jogo nas prévias democratas do Havaí 20 delegados, que participarão da Convenção Nacional do partido, que será realizada, em Denver, em agosto, para escolher o seu candidato às eleições presidenciais americanas.

O estado também estará representado por outros nove delegados, que normalmente são altos cargos do partido e não têm seu voto comprometido com nenhum candidato.

Obama também venceu as primárias de terça em Wisconsin.

Após 10ª derrota, Hillary depende do Texas e de debate. Disputa democrata à Presidência continua acirrada nos EUA. O senador tem agora uma vantagem sobre Hillary de 60 delegados.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir