Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 20-02-2008

Morte de Jonas Pinheiro esvazia Senado e adia CPI
O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), decretou luto oficial na Casa Legislativa pela morte do senador Jonas Pinheiro (DEM-MT)
Morte de Jonas Pinheiro esvazia Senado e adia CPI
Foto: S�rgio Lima/Folha Imagem

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), decretou luto oficial na Casa Legislativa pela morte do senador Jonas Pinheiro (DEM-MT). As atividades legislativas foram suspensas, o que esvaziou os corredores do Senado nesta quarta-feira --dia da semana que � tradicionalmente, o mais movimentado na Casa. A suspens�o das atividades � prevista pelo regimento do Senado ap�s a morte de parlamentares.

Por conta do luto, foram adiadas a instala��o da CPI mista (formada por deputados e senadores) dos Cart�es Corporativos e a sess�o conjunta do Congresso. O requerimento que instala formalmente a CPI deve ser lido amanh�. J� a sess�o conjunta do Congresso --que votaria 13 mat�rias que tinham vetos presidenciais-- deve ficar para a pr�xima semana.

Ao chegar ao Senado nesta manh�, Garibaldi lamentou a morte do colega ao lembrar sua luta em defesa do agroneg�cio. "� um imenso pesar ao Senado a perda do senador Jonas Pinheiro. Era um homem simples, humilde, mas que sabia como ningu�m defender o agroneg�cio no Brasil. Ningu�m estudou mais esse problema do que ele", disse Garibaldi.

Na C�mara, os deputados tamb�m suspenderam os trabalhos em raz�o da morte de Jonas Pinheiro. Como o regimento da C�mara prev� a paralisa��o dos trabalhos com a morte de congressistas (deputados e senadores), os parlamentares decidiram suspender as atividades da Casa.

O empres�rio Gilberto Goellner (DEM-MT) � o primeiro-suplente de Pinheiro, mas ainda n�o confirmou se assumir� a cadeira do colega. Goellner j� ocupou a cadeira de Pinheiro por quatro meses no ano de 2005, quando o titular se ausentou da Casa Legislativa para se submeter a exames m�dicos.

Senadores governistas e da oposi��o lamentaram a morte do colega esta manh�. Para o l�der do DEM no Senado, Jos� Agripino (RN), o senador "era o primeiro que se ouvia" quando o partido discutia quest�es ligadas � agricultura. O l�der do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), disse que Pinheiro "era um homem not�vel nos debates sobre os grandes temas do setor agr�cola ao qual ele dedicava sua vida".

Morte de Jonas Pinheiro esvazia Senado e adia CPI dos Cart�es e sess�o do Congresso.

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir