Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-02-2008

Eclipse lunar foi observado de diversos pontos do país
Satélite foi totalmente coberto pela sombra da Terra às 00h01
Eclipse lunar foi observado de diversos pontos do país
Foto: G1

Os brasileiros (e o mundo) tiveram a oportunidade na noite desta quarta para quinta-feira de observar o primeiro eclipse lunar do ano. Às 3h17, a Lua terminou sua travessia pela sombra projetada pela Terra e voltou a brilhar com toda a intensidade, marcando o fim do evento celeste. O ápice do fenômeno aconteceu entre 0h01 e 0h51, quando o satélite natural ganhou uma cor avermelhada -- fruto dos raios luminosos do Sol que passam de raspão pela atmosfera terrestre, são desviados e conseguem iluminar suavemente a superfície lunar.

Embora o término "oficial" tenha sido às 3h17, o evento deixou de ser notado nos céus a partir das 2h09, quando a parte mais intensa da sombra projetada pela Terra (chamada de umbra) deixou de atingir a Lua.

O evento pôde ser observado de todo o território nacional -- ou, pelo menos, nas regiões em que as nuvens não atrapalharam.

No Rio de Janeiro, o tempo nublado ofuscou a festa preparada pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade. Ainda assim, os cerca de 200 visitantes não perderam a animação e aproveitaram para acompanhar palestras, exibição de vídeos, show de música e a observação de estrelas e planetas através do telescópio.

Em São Paulo, a chuva forte que caiu na cidade no início da noite deu uma trégua para que os paulistanos pudessem conferir o fenômeno. Por volta das 23h o céu abriu e o eclipse foi visível em boa parte da cidade.

Eclipse lunar foi observado de diversos pontos do país. Satélite foi totalmente coberto pela sombra da Terra às 00h01.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir