Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-02-2008

Bush: não haverá novas bases militares na África
Menino observa pôster com a imagem de George W. Bush e da presidente da Libéria, Ellen-Johnson Sirleaf, em Monrovia
Bush: não haverá novas bases militares na África
Foto: Ahmed Jallanzo/EFE

ACRA, 20 Fev 2008 (AFP) - Os Estados Unidos não têm a intenção de implantar novas bases militares na África, apesar da criação de um comando militar africano (Africom) atualmente instalado na Alemanha, declarou nesta quarta-feira em Acra o presidente americano George W. Bush.

"Não pretendemos acrescentar bases", afirmou durante uma entrevista coletiva à imprensa com o presidente ganense John Kufuor, num momento em que vários países africanos estão preocupados com a intenção dos Estados Unidos de transferir o Africom da Alemanha para o continente africano.

"Isso não quer dizer que não vamos desenvolver uma espécie de presença na África. Ainda não decidimos. É um conceito novo", explicou Bush em Gana, penúltima etapa de uma viagem africana.

Há cerca de um ano, Washington procura sem sucesso instalar no continente seu "comando militar na África", o Africom.

Vários países, dentre os quais a Nigéria, estão extremamente reticentes quanto à idéia de uma presença militar direta dos Estados Unidos.

A Nigéria, oitavo produtor mundial de bruto e quinto fornecedor dos Estados Unidos, recusou oficialmente o Africom em seu território e não deseja o mesmo "em solo africano".

Alguns críticos africanos se baseiam no fato de que Washington procura garantir seu fornecimento energético, sabendo que até 2015 um quarto de suas importações petrolíferas sairão da África, principalmente do Golfo da Guiné.

O presidente Bush rejeitou estas críticas: "trata-se apenas de uma estrutura de comando, visando a ajudar a fornecer uma assistência aos países da África, de forma que estes países estejam mais bem preparados para solucionar os conflitos da África, por exemplo fornecendo uma formação para a manutenção da paz".

"Temos, por exemplo, um problema em Darfur que devemos, todos juntos, nos esforçar para pôr fim e estou muito feliz que a força conjunta ONU-UA (União Africana) possa ser mobilizada. Gostaria que isso fosse feito rapidamente", acrescentou o presidente americano.

"Quero dissipar impressão de que repentinamente os Estados Unidos querem de qualquer forma enviar todos os tipos de elementos militares na África. Isto simplesmente não é verdade".

"O Africom certamente fará parte das discussões, mas não se deve esperar um anúncio. Ainda há muito trabalho", havia advertido o conselheiro presidencial para Segurança Nacional Stephen Hadley, na véspera da viagem de George W. Bush para a África.

Bush: não haverá novas bases militares na África, apesar do Africom.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir