Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-02-2008

Manifestantes queimam embaixada dos EUA na Sérvia
Jovens protestam contra a independência do Kosovo. Atos reuniram cerca de 100 mil pessoas só na Sérvia
Manifestantes queimam embaixada dos EUA na Sérvia
Foto: Nikola Solic/Reuters

Um grupo de manifestantes provocou um incêndio na embaixada norte-americana em Belgrado, a capital da Sérvia, durante confrontos com a polícia. Também houve protestos na Bósnia.

Segundo a agência France Presse, cerca de 100 mil pessoas participaram do ato em Belgrado contra a independência do Kosovo -que era uma província da Sérvia até o último domingo, quando declarou unilateralmente sua independência.

O Parlamento sérvio, em Belgrado, e uma rua próxima à embaixada dos Estados Unidos, em Banja Luka, na Bósnia, foram dois dos pontos escolhidos.

Na Bósnia, houve confronto: os jovens jogaram pedras nos policiais.

Em Belgrado, capital sérvia, os jovens se concentraram com bandeiras do país.

Em Merdare, no sul da Sérvia que faz divisa com o Kosovo, um grupo de 300 reservistas do exército local portando bandeiras do país enfrentaram policiais kosovares. O conflito durou 20 minutos e, segundo a polícia, ninguém ficou ferido.

Nas imediações de Mitrovica ficaram concentrados os protestos contra a independência da ex-província sérvia desde domingo. A cidade tem 40 mil sérvios vivendo na parte norte e outros 80 mil no sul.

Nesta manhã, cem manifestantes se reuniram em frente ao tribunal da parte sérvia de Mitrovica, mas o protesto se dissolveu pouco depois sem incidentes.

Forças especiais da Missão Interina das Nações Unidas para o Kosovo (Unmik) tomaram o controle da região para evitar confrontos e ataques contra edifícios da comunidade internacional.

Papa
Bento XVI pediu nesta quinta-feira (21) "a todas as partes", autoridades sérvias e kosovares, que atuem com "prudência e moderação" e busquem soluções "que favoreçam o respeito mútuo e a reconciliação". O pedido do sumo-pontífice ocorre quatro dias após a declaração de independência unilateral do Kosovo.

Bento XVI fez estas declarações durante a cerimônia de apresentação de credenciais do novo embaixador da Sérvia na Santa Sé, Vladeta Jankovic.

Manifestantes queimam embaixada dos EUA na Sérvia. Jovens protestam contra a independência do Kosovo. Atos reuniram cerca de 100 mil pessoas só na Sérvia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir