Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 21-02-2008

Barco Afunda no AM
Vista da parte superior do barco Comandante Monteiro, que afundou nesta madrugada no rio Amazonas
Barco Afunda no AM
Foto: Floriano Ferreira/Amazonas em Tempo/AE

O Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas confirmou a morte de dez pessoas em decorr�ncia do naufr�gio de uma embarca��o no rio Amazonas. O acidente aconteceu por volta das 1h desta quinta (21) no hor�rio local (2h em Bras�lia).

As equipes de resgate encontraram os corpos de quatro crian�as, duas meninas e dois meninos, e seis adultos, cinco mulheres e um homem. Os bombeiros continuam a procurar nove desaparecidos.

Outras 92 pessoas foram resgatadas com vida e passam bem. Elas ficaram abrigadas na igreja da comunidade de Novo Remanso, a mais pr�xima do local do naufr�gio, durante esta quinta e no final da tarde foram levadas de �nibus para Manaus.

Ainda n�o h� confirma��o sobre o n�mero exato de pessoas que estavam a bordo do barco Almirante Monteiro, que saiu de Alenquer, no Par�, com destino a Manaus, no Amazonas.

O comandante da embarca��o disse � Marinha ter partido de Alenquer com 70 passageiros e 12 tripulantes. No entanto, mais pessoas embarcaram ao longo do trajeto e cerca de 110 pessoas estariam a bordo no momento da colis�o.

A embarca��o Almirante Monteiro � inscrita e regularizada na Capitania dos Portos, sendo utilizada para transporte de passageiros e de carga. Sua lota��o m�xima � de 165 passageiros.

O acidente aconteceu nas proximidades da foz do Paran� da Eva, perto da comunidade de Novo Remanso, na margem esquerda do rio Amazonas. O munic�pio mais pr�ximo � Itacoatiara, que fica a cerca de 270 km de Manaus.

Por volta de 1h de quinta-feira, o Almirante Monteiro se chocou com uma balsa n�o identificada que navegava em sentido oposto. Segundo as primeiras informa��es divulgadas pela Marinha, a balsa teria fugido sem prestar socorro.

Uma outra balsa que estava a servi�o da Pol�cia Civil do Amazonas encontrava-se nas proximidades e conseguiu resgatar 92 pessoas.

As buscas continuam com dez mergulhadores do Corpo de Bombeiros e outros tr�s da Marinha. Al�m da busca submersa, barcos da Marinha, da Pol�cia Militar e voadeiras do Corpo de Bombeiros fazem as buscas na superf�cie do rio. O Ex�rcito cedeu um helic�ptero, que sobrevoa a �rea em busca de v�timas nas margens, que possam ter sido levadas pela correnteza. Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, as �guas fortes e turvas do rio Amazonas, junto com a chuva que cai na regi�o, dificultam o resgate.

Ainda n�o h� informa��es sobre as causas do acidente. A Marinha vai abrir um inqu�rito para investigar o que provocou o choque e se havia irregularidades nas embarca��es.


Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir