Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-02-2008

Colombianos internados em Goiás têm malária, diz secretaria
Casal chegou ao Hospital de Doenças Tropicais em 9 de fevereiro. Médico considera quadro clínico da mulher mais grave
Colombianos internados em Goiás têm malária, diz secretaria
Foto: G1

Exames confirmaram que os colombianos que estão internados em um hospital de Goiânia têm malária. A informação foi confirmada em nota da Secretaria de Saúde de Goiás.

O casal chegou ao Hospital de Doenças Tropicais (HDT) em 9 de fevereiro, com febre alta, mal-estar, sangramento e inchaço das vísceras abdominais. Segundo o diretor-geral Boaventura Braz de Queiroz, o quadro clínico da mulher é considerado mais grave. "Ela permanece na UTI e está respirando com a ajuda de aparelhos. O quadro do marido dela é estável e apresenta uma boa recuperação."

Queiroz acredita que a demora na procura de atendimento médico pode ter contribuído para o agravamento da doença. "Pelo que percebemos, ela foi contaminada antes do marido. Nesses casos, quanto mais rapidamente iniciarmos os cuidados médicos, maior é a chance de recuperação do paciente. Os procedimentos necessários estão sendo adotados e agora precisamos aguardar a recuperação deles."

Viagem
A mulher colombiana disse que a família decidiu fugir de casa depois que integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) seqüestraram e mataram um filho dela.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás, os pacientes disseram aos médicos que saíram da cidade onde moravam no fim de 2006. Eles teriam chegado a Goiânia em 4 de fevereiro.

A viagem teria sido feita a pé e em caronas em cabines e carrocerias de caminhões. O casal disse que permaneceu mais de oito meses na Venezuela, aproximadamente dois meses em Manaus e cerca de 15 dias na selva amazônica. O último trecho, de Porto Velho a Goiânia, teria durado cinco dias. Eles pretendiam ficar em Araguari (MG), mas um caminhoneiro teria dito para ficarem na capital goiana.

Colombianos internados em Goiás têm malária, diz secretaria. Casal chegou ao Hospital de Doenças Tropicais em 9 de fevereiro. Médico considera quadro clínico da mulher mais grave.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir