Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-02-2008

São Paulo tem 85 km de congestionamento após temporal
Principais corredores de tráfego tiveram mais de um ponto de alagamento. Córregos transbordaram e cobriram carros em várias avenidas
São Paulo tem 85 km de congestionamento após temporal
Foto: Reprodução/Tv Globo

São Paulo apresenta 85 km de lentidão às 21h30 desta quinta-feira (21) após o temporal que atingiu quase todas as regiões da cidade. Os principais pontos de lentidão estão na Avenida 23 de Maio (8km), no sentido centro, da Rua João da Costa Aguiar até a Praça das Bandeiras.

Na Marginal Pinheiros, há lentidão de 7 km no sentido Interlagos, da Praça Ary Torres até a Ponte do Jaguaré. O terceiro maior ponto de lentidão é na Imigrantes, sentido litoral, a partir do Bosque da Saúde, na Zona Sul de São Paulo.

A cidade chegou a registrar 39 pontos de alagamento, dos quais, às 21h ainda restavam 29 ativos, nos principais corredores de tráfego da capital. Por causa da chuva forte, parte do muro da cabeceira do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, caiu por volta das 20h.

Os bombeiros mandaram duas equipes para o local. A tempestade causou outros transtornos na capital nesta noite: os córregos do Ipiranga e Aricanduva, o Rio Tamanduateí e o Ribeirão dos Couros transbordaram. Em toda a cidade, às 20h33, havia 34 pontos de alagamento.

Segundo a Infraero, o muro atingido em Congonhas tem cerca de 30 metros de extensão. A estrutura caiu dentro do aeroporto e não deixou feridos nem prejudicou o trânsito. O incidente não afetou as operações no terminal, de acordo com a estatal.

Além da queda do muro, na Avenida Bandeirantes, segundo os bombeiros do Aeroporto de Congonhas, haveria carros boiando.

No início da noite, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Capital decretou estado de atenção na Zona Norte e no Centro de São Paulo por causa da forte chuva. As zonas Leste, Sudeste, Sul, além das marginais Tietê e Pinheiros, estavam em estado de atenção desde as 18h35.

Segundo o CGE, a região mais atingida pela chuva foi a do Ribeirão dos Meninos, onde o índice de chuva chegou a 80,5 mm. São Mateus foi a segunda região que mais sofreu (38 mm), seguido de Cidade Ademar (29,8 mm) e Consolação (18 mm).

Anchieta
A chuva forte provocou alagamento no km 13 da Via Anchieta, ligação entre a capital paulista e o litoral. As pistas expressas, nos dois sentidos foram fechadas do km 10 ao km 14.

Um morador da Rua Gil Eanes, no Brooklin, afirmaouque a água atingiu mais de um metro de altura em frente à sua casa. Uma moradora de São Bernardo, no ABC Paulista, afirmou que carros boiaram na Avenida Rudge Ramos, próximo à Universidade Metodista.

Na cidade de São Paulo, os bombeiros receberam chamados para socorrer pessoas ilhadas na Zona Sul. De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, os problemas se concentravam nos bairros do Jabaquara, Sacomã e na região da Represa Guarapiranga. A maioria era de gente que não conseguia sair de casa por causa das ruas alagadas, mas não havia registro de mortos ou feridos.

Aeroporto
O Aeroporto de Congonhas operou somente por instrumentos desde 18h51. Segundo a Infraero, a queda da estrutura não prejudicou o trânsito na região nem a movimentação no terminal.

Desde 20h, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, também opera apenas com auxílio de instrumentos. Segundo a Infraero, uma garoa atinge o terminal na Grande São Paulo.

Metrô e CPTM
Passageiros do Metrô e da CPTM foram prejudicados. A Linha 3 (vermelha) do Metrô voltou a operar normalmente por volta das 19h35. O intervalo entre os trens da linha no sentido Barra Funda, Zona Oeste, chegou a ser maior devido a um problema na Estação do Tatuapé, na Zona Leste, no início desta noite. Já a linha D da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga a Estação da Luz, no Centro, e Rio Grande da Serra, no ABC, permanece com o tráfego interrompido por causa da chuva.

Segundo o Metrô, o movimento nas estações estava normalizado por volta das 20h30. O fluxo de pessoas já era menor no horário e os trens circulavam com o intervalo normal. A forte chuva que atinge a capital paulista nãoa causou problemas para o funcionamento do Metrô, informou sua assessoria.

A CPTM informou que as fortes chuvas que atingiram a região do ABC provocaram a interrupção da circulação dos trens da Linha D, desde às 18h30. Por volta das 20h55, os trens ainda estariam parados nas plataformas aguardando a liberação das vias, nos trechos inundados.

Segundo a CPTM, a paralisação da linha não provoca tumulto na Estação da Luz, pois os passageiros estão recebendo avisos sobre a situação.

São Paulo tem 85 km de congestionamento após temporal. Principais corredores de tráfego tiveram mais de um ponto de alagamento. Córregos transbordaram e cobriram carros em várias avenidas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir