Categoria CDL Jur�dico  Noticia Atualizada em 21-02-2008

Vivemos em dias interessantes
Os antigos chineses amaldi�oavam uns aos outros desejando que vivessem em dias interessantes.
Vivemos em dias interessantes

Os antigos chineses amaldi�oavam uns aos outros desejando que vivessem em dias interessantes. Dias interessantes ent�o seriam aqueles que seguem para a hist�ria, geralmente na esteira de alguma cat�strofe, natural ou provocada.

Sinal dos tempos. Desde muito, a maioria de nossos dias t�m sido inte ressantes, e nem todos eles s�o marcados por cat�strofes. Nesta semana, vivemos em um dia que entrar� para a hist�ria: 19 de fevereiro de 2008, ter�a feira. O dia em que Fidel Castro renunciou ao poder pol�tico e ao comando das for�as armadas em Cuba.

O que de fato Fidel representava? Quais ser�o os rumos da ilha? O que ser� de sua popula��o, acostumada a batalhar pelas pequenas coisas, como um sabonete, uma pasta de dentes, tendo que as grandes, como assist�ncia m�dica e educa��o, ser�o fornecidas pelo governo? Quais ser�o os reflexos mundiais e at� onde isso tudo � relevante, o tempo" senhor da raz�o de todas as coisas" responder�.

A maioria de n�s tem de Cuba a vis�o de decrepitude que os americanos impuseram. Se observarmos o estado latente de pobreza da popula��o, assim acreditaremos. Entretanto, comparando os �ndices sociais de Cuba com os do Brasil, perdemos de longe.

Se os �ndices sociais internacionais apontam para boas condi��es de vida, por que tantos cubanos se lan�am ao mar, em fr�geis embarca��es, e em mares repletos de tubar�es, em dire��o � Miami? Por que outros tantos aproveitam viagens internacionais e nunca retornam? Talvez pela busca da escolha pr�pria. De resolver por si mesmo se vai adquirir um plano de sa�de ou um carro novo, se hoje procura um emprego ou vai pescar ou dormir. Talvez pela busca do sagrado direito de criticar o governo.

Creio que na concep��o do comunismo, n�o foi devidamente avaliada a quest�o da interfer�ncia do regime no Livre Arb�trio. Este precedente que, para os criacionistas, foi dado � humanidade ainda no �den, e que l� mesmo" andando de bra�o dado com a vaidade" j� causou controv�rsias, � e sempre ser� a grande raiz do g�nero humano. � contra a nossa natureza tolh�-lo. E nada que seja contr�rio � natureza das coisas ou das criaturas prospera, muito menos um regime pol�tico ou um sistema de governo.

A Fidel e todos os castristas cabe a gl�ria de ter transformado o "Moulin Rouge" de Fulg�ncio Batista em uma na��o de fato, mal ou bem, unida at� hoje, praticamente sozinhos. E cabe a ingl�ria de ter tentado, nesse caminho, mudar a pr�pria natureza humana.

Cada vez mais me conven�o da assertiva de Churchill, de que "a Democracia � a pior forma de governo, excetuando todas as outras".

Fonte: Informativo do Lojista - CDL Marata�zes e Itapemirim
 
Por:  Dr. Emerson Linhares    |      Imprimir