Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-02-2008

Avião com 46 pessoas desaparece na Venezuela
Imagem de avião da Santa Bárbara Airlines, modelo ATR42-300, similar ao que desapareceu nesta quinta, após deixar o aeroporto de Mérida
Avião com 46 pessoas desaparece na Venezuela
Foto: Reuters

Um avião comercial desapareceu nesta quinta-feira na Venezuela com 46 pessoas a bordo, sendo três tripulantes (piloto, co-piloto e auxiliar de bordo) e 43 passageiros. A aeronave pode ter caído em uma região remota dos Andes.

"Recebemos telefonemas de moradores de um setor de Coyado del Condor. Equipes de resgate estão indo para o local para confirmar a informação", afirmou o diretor da Defesa Civil de Mérida, Noel Márquez, em entrevista à agência "AFP".

O local fica a 4.750 metros do nível do mar e tem acesso através de estrada íngrime, o que dificulta a chegada das equipes de resgate. Além disso, a região está exposta a ventos fortes e temperaturas baixas, entre 2 e 4ºC.

Antes, o diretor técnico de operações de Proteção Civil, Gerardo Rojas, informou que o avião poderia estar em uma região de Mucuchíes conhecida como Piedra Blanca. A informação foi confirmada pelo diretor nacional de Proteção Civil, Antonio Rivero. Segundo ele, não há informações sobre o estado da aeronave ou das pessoas que estavam a bordo.

A aeronave da companhia venezuelana cobria a rota entre a cidade de Mérida (500 quilômetros a sudoeste de Caracas) e o aeroporto Simón Bolívar de Maiquetía, que dá acesso à capital.

Fontes do aeroporto de Mérida afirmam que, oficialmente, o avião segue sendo declarado desaparecido, até que se confirme sua localização. O vôo 518 deveria completar o itinerário em menos de duas horas. Mas a aeronave não chegou ao seu destino, desaparecendo menos de meia hora após a decolagem, que ocorreu por volta das 19 horas (de Brasília).

Segundo a rede de televisão venezuelana "Globovisión", entre os passageiros estava o prefeito do município de Rangel de Mérida, Alexander Quintero, que viajava com seu filho de 11 anos.

O avião da Santa Bárbara Airlines é um modelo ATR42-300 biturbohélice, matrícula YV1449, de fabricação franco-italiana. Este é o primeiro acidente registrado pela companhia, fundada em Maracaibo em 1995. Além dos destinos nacionais, a empresa realiza vôos internacionais.

As autoridades venezuelanas ainda não deram informações sobre as possíveis causas do acidente, mas funcionários do aeroporto de Mérida não descartam a hipótese de desvio de rota por causa do mau tempo.

O presidente da empresa, Jorge Alvarez, disse que não acredita em problemas técnicos na aeronave ou erro humano. "O avião é do final dos anos 80, de última geração e com boa manutenção. A qualificação do piloto também é permanente", destacou, segundo entrevista divulgada no site da rede "Globovision".

Avião com 46 pessoas desaparece na Venezuela; aeronave pode ter caído nos Andes.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir