Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-02-2008

Depois do temporal, lixo e lama invadem as ruas de SP
Moradores de casas que foram alagadas trabalham na limpeza. Em S�o Caetano, m�veis retirados das resid�ncias interditam ruas
Depois do temporal, lixo e lama invadem as ruas de SP
Foto: Reprodu��o/TV Globo

Muita lama e sujeira. Era o que havia nas ruas de S�o Paulo e do ABC na manh� desta sexta-feira (22) ap�s o temporal que atingiu boa parte do estado na noite de quinta (21).

Depois que a �gua baixou na Avenida do Estado, em S�o Caetano, o barro prejudicava a passagem dos motoristas. Em algumas regi�es da cidade, moradores que tiveram as casas alagadas tiveram de colocar os m�veis para fora e provocaram a interdi��o de ruas.

Segundo o CGE, a regi�o mais atingida pela chuva foi a do Ribeir�o dos Meninos, onde o �ndice chegou a 80,5 mm. Na esquina da Avenida Guido Aliberti com a Estrada das L�grimas, tamb�m em S�o Caetano, um reflexo do transbordamento: esta manh�, um caminh�o de pequeno porte continuava pendurado sobre um muro, depois de ser arrastado pelas �guas. Outros ve�culos tiveram o mesmo problema, mas foram retirados.

Os c�rregos Ipiranga, o Rio Tamanduate� e o Ribeir�o dos Couros tamb�m transbordaram. Na cidade de S�o Paulo foram registrados 62 pontos de alagamento, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emerg�ncias (CGE). S�o Mateus foi a segunda regi�o que mais sofreu (38 mm), seguido de Cidade Ademar (29,8 mm) e Consola��o (18 mm).

A madrugada foi de desespero para quem teve a casa alagada. No bairro de Capuava, em Mau�, �s 2h30, os moradores ainda tentavam limpar as casas invadidas pelo Rio Tamanduate�. Em algumas casas, a �gua chegou a um metro - onde ela baixava, a limpeza come�ava. Em uma resid�ncia, a �gua atingiu um metro. Do lado de fora das casas, tamb�m era poss�vel ver o preju�zo: carros amontoados na rua foram levados pela enxurrada.

O Grande ABC foi uma das �reas mais prejudicadas. Em Santo Andr�, motoristas desesperados subiram no teto dos ve�culos para fugir da enchente. Alguns, para escapar dos alagamentos, tiveram de abandonar os ve�culos pela janela.

Mogi e Catanduva
Em Mogi das Cruzes, na Grande S�o Paulo, em menos de duas horas choveu o equivalente a todo o m�s de janeiro. O temporal foi de 75 mm. As ruas do centro da cidade ficaram alagadas. Os donos das lojas colocaram comportas para impedir o avan�o da �gua. Muita gente abandonou o carro no meio da enchente. Durante � noite os moradores se organizaram num mutir�o de limpeza e pelo menos 50 homens da Defesa Civil retiravam entulho e sujeira das ruas.

Em Catanduva foi decretado estado de calamidade. Choveu pouco menos de uma hora, mas as ruas do centro da cidade alagaram. V�rias pessoas ficaram ilhadas. Ve�culos acabaram arrastados ou cobertos pela �gua. A enxurrada tamb�m invadiu lojas. Ningu�m ficou ferido e n�o h� desabrigados.

Lixo
Na regi�o do c�rrego Aricanduva, que subiu mais de 3 metros, o lixo estava espalhado pelas ruas. Na Avenida Lu�s Ign�cio de Anhaia Mello, al�m da sujeira, a lama prejudicava a passagem dos motoristas. �s 7h30, o tr�nsito estava mais complicado no sentido Centro, onde as filas se estendiam por 2,2 km, desde a Avenida Salim Farah Maluf at� o Viaduto Grande S�o Paulo.

Na noite de quinta (21), pessoas ficaram ilhadas sobre os carros que estavam presos na enchente em avenidas da Zona Sul da capital e cidades no ABC. De acordo com a assessoria de imprensa dos bombeiros, os problemas se concentravam nos bairros do Jabaquara, Sacom� e na regi�o da Represa Guarapiranga. A maioria era de gente que n�o conseguia sair de casa por causa das ruas alagadas, mas n�o havia registro de mortos ou feridos.

Anchieta
A chuva forte provocou tamb�m alagamento no km 13 da Via Anchieta, liga��o entre a capital paulista e o litoral. As pistas expressas, nos dois sentidos foram fechadas do km 10 ao km 14.

Um morador da Rua Gil Eanes, no Brooklin, afirmou que a �gua atingiu mais de um metro de altura em frente � sua casa. Uma moradora de S�o Bernardo, no ABC Paulista, afirmou que carros boiaram na Avenida Rudge Ramos, pr�ximo � Universidade Metodista.

Depois do temporal, lixo e lama invadem as ruas de SP. Moradores de casas que foram alagadas trabalham na limpeza. Em S�o Caetano, m�veis retirados das resid�ncias interditam ruas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir