Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-02-2008

O Sistema Solar
Nosso sistema solar est� composto pela nossa estrela, o Sol, pelos oito planetas
O Sistema Solar
Foto: www.eb1-granja-ulmeiro.rcts.pt

Nosso sistema solar est� composto pela nossa estrela, o Sol, pelos oito planetas com suas luas e an�is, pelos planetas an�es, aster�ides e pelos cometas. Os cinco planetas mais brilhantes, que s�o vis�veis a olho nu, j� eram conhecidos desde a antiguidade. A palavra planeta em grego quer dizer astro errante. Depois da inven��o do telesc�pio, outros 2 planetas do Sistema Solar foram descobertos: Urano em 1781 por William Herschel (1738-1822), Netuno em 1846 por previs�o de Urbain Jean Joseph Le Verrier (1811-1877) e John Couch Adams (1819-1892).
Plut�o foi descoberto em 1930 por Clyde William Tombaugh (1906-1997), e classificado at� agosto de 2006 como o nono planeta do sistema solar. Desde ent�o a Uni�o Astron�mica Internacional reclassificou Plut�o como "planeta an�o", constituindo uma nova categoria de corpos do sistema solar, na qual tamb�m foram encaixados Ceres, o maior objeto do cintur�o de aster�ides entre as �rbitas de Marte e J�piter, e �ris (2003UB313) o maior aster�ide do cintur�o de Kuiper. Mais informa��es sobre aster�ides s�o dadas no cap�tulo Corpos Menores.

Os nomes dos planetas s�o associados a deuses romanos: J�piter, deus dos deuses; Marte, deus da guerra; Merc�rio, mensageiro dos deuses; V�nus, deusa do amor e da beleza; Saturno, pai de J�piter, deus da agricultura; Urano, deus do c�u e das estrelas, Netuno, deus do Mar e Plut�o, deus do inferno.

O Sistema Solar.

Nosso sistema solar est� composto pela nossa estrela, o Sol, pelos oito planetas.

Fonte: http://astro.if.ufrgs.br
 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir