Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-02-2008

Hillary e Obama discutem Cuba e reforma migratória
Os pré-candidatos democratas à Presidência dos Estados Unidos, Hillary e Obama, se enfrentaram hoje em um debate organizado "CNN"
Hillary e Obama discutem Cuba e reforma migratória
Foto: AFP

Os pré-candidatos democratas à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton e Barack Obama, se enfrentaram hoje em um debate organizado pela rede de televisão "CNN", no qual ressaltaram a necessidade de democratização de Cuba, e defenderam a proposta de uma reforma migratória integral no país.

O encontro dos pré-candidatos democratas ocorreu na Universidade de Austin, no Texas, estado que realizará sua prévia no próximo dia 4, junto com Ohio, Rhode Island e Vermont.

A primeira pergunta no debate foi sobre a posição que os pré-candidatos assumirão frente a Cuba, após a renúncia do presidente Fidel Castro.

Por sua parte, Hillary assinalou que não se reuniria com Raúl Castro, o provável sucessor de seu irmão Fidel, caso antes não fossem aplicadas reformas democráticas em Cuba.

"Não se deveria discutir uma visita presidencial sem provas que demonstrem progressos, em benefício dos EUA e do povo cubano", assinalou.

A senadora por Nova York mencionou a necessidade do aumento de liberdades políticas e de imprensa na ilha, e a abertura da economia cubana.

Por outro lado, Obama indicou que seria favorável a um encontro sem condições prévias.

"Embora a senadora Hillary tenha razão quando diz que deve haver uma preparação prévia, também é importante que haja uma agenda, e que nessa agenda estejam os direitos humanos e a libertação de presos políticos", assinalou o senador por Illinois.

"Para os Estados Unidos, não é importante falar somente com seus amigos, mas também com seus inimigos", acrescentou.

Sobre o problema representado pelos cerca de 12 milhões de imigrantes ilegais no país, Hillary e Obama ressaltaram a urgência de uma reforma migratória integral.

Segundo a senadora, essa reforma deve se ater à segurança fronteiriça e à adoção de medidas contra os empregadores que contratam trabalhadores ilegais.

"Mas essa reforma deve também incluir uma via de legalização para esses imigrantes, caso cumpram certas condições", indicou.

Os temas de Cuba e da imigração são cruciais para os estados de Texas e Ohio, que possuem uma ativa população hispânica que poderia inclinar a balança a favor de um ou de outro aspirante democrata à Casa Branca.

No que se refere ao tema da economia, ambos os pré-candidatos falaram sobre as medidas que tomarão caso cheguem à Casa Branca em janeiro de 2009.

Hillary indicou que um dos pontos prioritários será resolver a crise imobiliária criada pelos empréstimos de alto risco que sacudiram a economia do país.

"Temos que pôr fim às práticas das empresas financeiras, e aplicar uma moratória na execução de empréstimos que significaram para muitos americanos a perda de seus imóveis", disse.

A senadora também reiterou que os futuros acordos comerciais com outros países deverão conter salvaguardas trabalhistas e ambientais.

"Vamos ver o que funciona e o que não funciona", assinalou, ao indicar sua intenção de aplicar uma suspensão transitória na assinatura desses acordos.

Obama, por sua vez, indicou que seu objetivo é estabelecer "justiça e equilíbrio" na economia dos Estados Unidos.

"Temos que deixar de dar isenções de impostos a empresas que transferem suas fontes trabalhistas ao exterior, e passar a concedê-las a empresas que invistam nos Estados Unidos", disse.

O clima ameno do debate só foi quebrado quando Hillary acusou Obama de ter cometido plágio em alguns de seus discursos.

Obama minimizou as acusações, e pediu à candidata que não entre em confronto com ele.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir