Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Presidente comemorou que país deixou de ser devedor
Na Argentina, Lula diz que é hora de o Brasil voltar a se endividar
Presidente comemorou que país deixou de ser devedor
Foto: G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (22) em Buenos Aires, na Argentina, que é hora de o Brasil voltar a se endividar porque precisa de investimentos em infra-estrutura.

"Precisamos aproveitar agora, uma situação, se não privilegiada, mas melhor, temos que começar a nos endividar, não para gastar dinheiro à toa, mas para gastar em infra-estrutura, para facilitar o desenvolvimento da América do Sul", disse Lula, após ser homenageado pelo Congresso argentino.

Na Argentina, o presidente comemorou o fato de que, desde a quinta (21), o país deixou de ser devedor e passou a ser credor internacional, isto é, o Brasil tem mais reservas do que o valor da dívida externa.

Com a presidente Cristina Kirchner, Lula assinou uma declaração conjunta, com 17 itens. São acordos em diversas áreas, incluindo energia nuclear e fabricação e manutenção de aviões.

Gás da Bolívia
Depois da solenidade, o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, falou aos jornalistas. Reafirmou que o Brasil não abre mão de receber os 30 milhões de metros cúbicos de gás da Bolívia, a que tem direito por contrato.

O governo boliviano havia solicitado à empresa brasileira que repassasse parte do gás que abastece o país à Argentina. Gabrielli disse ainda que a Petrobras é sensível aos problemas energéticos da Argentina e pode ajudar de outras maneiras.

"São termos e possibilidades técnicas que devem ser avaliados por Brasil e Argentina", disse. Ele afirmou ainda que não teme retaliações do governo do país vizinho.

À tarde, o presidente Lula esteve na Prefeitura de Buenos Aires. Das mãos do prefeito Maurício Macri, ele recebeu o título de visitante ilustre da cidade.

Na Argentina, Lula diz que é hora de o Brasil voltar a se endividar. Presidente comemorou que país deixou de ser devedor e passou a ser credor internacional. Presidente da Petrobras disse que Brasil não repassará gás da Bolívia a país vizinho.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir