Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Bombeiros retomam trabalho de resgate no Rio Amazonas
Barco com 110 pessoas afundou na madrugada de quinta-feira. Quatro v�timas continuam desaparecidas
Bombeiros retomam trabalho de resgate no Rio Amazonas
Foto: G1

O trabalho de resgate das v�timas do naufr�gio do barco Almirante Monteiro foi retomado pela Capitania Fluvial da Amaz�nia e pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas por volta das 6h deste s�bado (23). Segundo o comandante Paulo Brito, da Capitania dos Portos, quatro corpos ainda n�o foram localizados. At� sexta-feira (22), 14 corpos j� haviam sido resgatados.

De acordo com o comandante Brito, o propriet�rio da embarca��o Almirante Monteiro enviou uma c�brea (esp�cie de guindaste flutuante) para o local do acidente na noite de sexta-feira, para que o barco seja retirado do rio. Desde o momento do naufr�gio, uma pequena parte da embarca��o est� acima do n�vel da �gua. O comandante Brito n�o soube informar se o trabalho de retirada j� terminou, pois o processo depende da correnteza do rio.

A embarca��o afundou na madrugada desta quinta-feira (21), em Itacoatiara (AM), com cerca de 110 pessoas, ap�s bater em uma balsa. Noventa e duas pessoas foram resgatadas com vida.

Catorze corpos de v�timas do naufr�gio do barco Almirante Monteiro foram resgatados no Rio Amazonas. O �ltimo corpo, de uma crian�a, foi localizado na manh� de sexta-feira depois de o trabalho de resgate ter sido retomado pela Capitania Fluvial da Amaz�nia e pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas.

Entre os mortos est�o pelo menos cinco crian�as, de acordo com informa��es dos bombeiros. Os corpos das v�timas foram levados para Novo Remanso, de onde ser�o transportadas em uma lancha da Pol�cia Militar at� o Instituto de Medicina Legal (IML) de Manaus.

Investiga��o
A Capitania dos Portos de Manaus conseguiu encontrar o comandante da embarca��o naufragada. Ele teria dito que o barco saiu de Alenquer (PA) com 70 passageiros e 12 tripulantes. Ao longo do percurso, houve embarques e desembarques. A estimativa � de que, no momento do acidente, cerca de 110 pessoas estavam no Almirante Monteiro.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, as primeiras v�timas foram resgatadas por uma embarca��o que passava pelo local no momento do acidente. "Por sorte, um barco da Pol�cia Civil estava por perto e conseguiu retirar da �gua a maior parte das v�timas. Acredito que se n�o fosse isso, uma cat�strofe teria acontecido aqui."

Um inqu�rito administrativo ser� instaurado para apurar o acidente, sob a coordena��o da Capitania Fluvial da Amaz�nia Ocidental, que ter� o prazo inicial de 90 dias para ser conclu�do, podendo ser prorrogado por at� um ano.

Colis�o
O barco Almirante Monteiro afundou ap�s bater em uma balsa. A Marinha informou, em nota, que o naufr�gio ocorreu perto da Foz do Paran� da Eva, pr�ximo � margem esquerda do Rio Amazonas. As v�timas resgatadas est�o em v�rios pontos do rio. A forte correnteza no local deve dificultar o transporte das pessoas para o destino final.

A embarca��o tinha capacidade para 165 pessoas.

Bombeiros retomam trabalho de resgate no Rio Amazonas. Barco com 110 pessoas afundou na madrugada de quinta-feira. Quatro v�timas continuam desaparecidas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir