Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Avião 'invisível' dos EUA cai após decolar na ilha de Guam
Um bombardeiro B-2 Stealth da Força Aérea dos Estados Unidos se acidentou hoje, pouco após decolar de uma base
Avião 'invisível' dos EUA cai após decolar na ilha de Guam
Imagem de um bombardeio B-2. (Foto: U.S. Air Force/AP)

Um bombardeiro B-2 Stealth da Força Aérea dos Estados Unidos se acidentou hoje, pouco após decolar de uma base da ilha de Guam, no Pacífico, informaram fontes oficiais. Um porta-voz das Forças Armadas disse que os dois pilotos da aeronave sobreviveram ao acidente. Eles teriam ejetado durante a pane e antes da queda da aeronave.

"As autoridades médicas avaliaram os pilotos, que se encontram em bom estado", disse a Força Aérea em uma declaração.

Por enquanto, ainda não foram divulgados mais detalhes sobre o que ocorreu na base Andersen da Força Aérea. "O acidente está sendo investigado", disse o porta-voz.

Os bombardeiros Stealth operam na base aérea de Whiteman, no Missouri, mas realizam operações em Guam desde 2004, junto aos bombardeiros B-1 e B-52. Esse sistema tem como objetivo reforçar a presença americana na região da Ásia-Pacífico, disseram fontes militares.

Avião 'invisível'
O bombardeiro B-2 é um avião de grande autonomia, cuja construção especial permite penetrar escudos de defesa antiaérea. Por isso é conhecido como um avião invisível. A aeronave, que custa segundo estimativa da Força Aérea dos EUA quase US$ 1,2 bilhão, tem autonomia de vôo de cerca de 6.000 milhas náuticas (11.112 km), sem reabastecimento. Os bombardeiros B-2 foram utilizados para missões no Afeganistão, no Iraque e na Sérvia.

Bombardeiro B-2 dos EUA cai após decolar na ilha de Guam. Força Aérea dos EUA diz que seus dois tripulantes sobreviveram. Aeronave 'invisível' foi projetada para penetrar escudos de defesa antiaérea.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir