Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Bombardeiro B-2 dos EUA cai após decolar na ilha de Guam
Força Aérea dos EUA diz que seus dois tripulantes sobreviveram
Bombardeiro B-2 dos EUA cai após decolar na ilha de Guam
Foto: U.S. Air Force/AP

Um bombardeiro B-2 Stealth da Força Aérea dos Estados Unidos se acidentou hoje, pouco após decolar de uma base da ilha de Guam, no Pacífico, informaram fontes oficiais. Um porta-voz das Forças Armadas disse que os dois pilotos da aeronave sobreviveram ao acidente. Eles teriam ejetado durante a pane e antes da queda da aeronave.

"As autoridades médicas avaliaram os pilotos, que se encontram em bom estado", disse a Força Aérea em uma declaração.

Por enquanto, ainda não foram divulgados mais detalhes sobre o que ocorreu na base Andersen da Força Aérea. "O acidente está sendo investigado", disse o porta-voz.

Os bombardeiros Stealth operam na base aérea de Whiteman, no Missouri, mas realizam operações em Guam desde 2004, junto aos bombardeiros B-1 e B-52. Esse sistema tem como objetivo reforçar a presença americana na região da Ásia-Pacífico, disseram fontes militares.

Avião 'invisível'
O bombardeiro B-2 é um avião de grande autonomia, cuja construção especial permite penetrar escudos de defesa antiaérea. Por isso é conhecido como um avião invisível. A aeronave, que custa segundo estimativa da Força Aérea dos EUA quase US$ 1,2 bilhão, tem autonomia de vôo de cerca de 6.000 milhas náuticas (11.112 km), sem reabastecimento. Os bombardeiros B-2 foram utilizados para missões no Afeganistão, no Iraque e na Sérvia.

Bombardeiro B-2 dos EUA cai após decolar na ilha de Guam. Força Aérea dos EUA diz que seus dois tripulantes sobreviveram.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir