Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2008

'Trombadinhas' de Belgrado viram hit no YouTube
Cena gravada com celular mostra duas garotas saqueando lojas da cidade
'Trombadinhas' de Belgrado viram hit no YouTube

Roubos combinam com patriotismo? Duas garotas que participaram dos protestos em Belgrado contra a independ�ncia do Kosovo, na quinta (21) parecem pensar que sim. Um v�deo na internet, denominado "Kosovo for sneakers", mostra as duas indo de loja em loja, saqueando lojas.

Os produtos se esparramam pelos bra�os sobrecarregados. Elas deixam cair uma blusa, mas pegam uma caixa de chocolate e v�o em frente. A cena, com dois minutos e meio, foi gravada com telefone celular, tornou-se hit instant�neo no YouTube - acumulou quase 24 mil acessos desde sexta-feira (22). As garotas, surpresas com a fama repentina, entraram em contato com uma rede de televis�o para contar seu lado da hist�ria.

"Viemos a Belgrado para defender Kosovo", diz uma das garotas, com imagem do rosto distorcida para proteger sua identidade. "Come�amos a saquear quando todos come�aram", diz a ela, identificada pelo canal B92 como Maja.

O caos em Belgrado come�ou no final do encontro de manifestantes, que reuniu cerca de 150 mil pessoas na quinta-feira (21). Grupos atacaram a embaixada norte-americana, e as de outros pa�ses ocidentais, em uma raivosa ofensiva nacionalista contra o reconhecimento da independ�ncia do Kosovo.

Houve inc�ndios e quebra-quebra at� que a pol�cia conseguisse chegar. Os manifestantes seguiram em frente, destruindo e saqueando lojas na �rea comercial de Belgrado.

"Saqueamos porque somos pobres, n�o porque somos ricas", diz Maja. O promotor p�blico da S�rvia disse que encontraria os saqueadores. "Vamos encarar as conseq��ncias, se for preciso", disseram as estrelas do YouTube. "� um exagero pedir nossa pris�o pelo que fizemos" como se tiv�ssemos matado algu�m", disse Jovana � rede de TV. "Esse lugar est� um caos".

'Trombadinhas' de Belgrado viram hit no YouTube. Cena gravada com celular mostra duas garotas saqueando lojas da cidade.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir