Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Centenas homenageiam Ingrid Betancourt na Colômbia
Centenas de pessoas na França e na Colômbia recordaram o marco de seis anos do seqüestro da ex-candidata presidencial franco-colombiana Ingrid Betancourt
Centenas homenageiam Ingrid Betancourt na Colômbia
Foto: http://www.lecybercactus.com/blog/Ingrid_Betancourt.jp

Centenas de pessoas na França e na Colômbia recordaram o marco de seis anos do seqüestro da ex-candidata presidencial franco-colombiana Ingrid Betancourt, 46, em poder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) nas selvas da Colômbia.

Em Bogotá, pelo menos 350 pessoas assistiram uma missa em memória da ex-candidata presidencial. Alguns portavam faixas com a inscrição "Ingrid Livre". A mãe da política, Yolanda Pulecio, disse que era a "missa da esperança" e confiou que seria "a última" em que se pede pela libertação da filha.

A irmã, Astrid Bettancourt, afirmou que a mãe chamou a cerimônia de "missa da esperança" porque confia nas articulações com a participação do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e da senadora colombiana Piedad Córdoba.

"Eles [os guerrilheiros] sabem que os olhos do mundo estão observando e que qualquer gesto que façam a comunidade internacional vai responder", afirmou ela.

A cerimônia foi assistida por cerca de 250 pessoas e não teve a presença de nenhum membro do governo de Alvaro Uribe, que em novembro desautorizou a mediação feita pelo presidente Hugo Chávez. Uma reprodução em tamanho natural de Ingrid Bettancourt magra e abatida --sua última imagem disponível-- foi colocada junto ao altar, na forma de uma testemunho pelos reféns ainda em poder das Farc.

O marido de Ingrid, Juan Carlos Leompte, afirmou "qualquer um se desespera" com a longa espera após um seqüestro de seis anos, mas afirmou acreditar que as Farc não conseguiram "dobrar" sua mulher.

Em Paris, centenas carregaram faixas com imagens de pessoas seqüestradas camisetas alusivas ao cativeiro, muitos deles com a imagem da política franco-colombiana. Na capital francesa, os filhos de Ingrid, Mélanie e Lorenzo, bem como o ex-marido Fabrice Delloye, além de Consuelo González, a ex-senadora colombiana liberada no mês passado após anos de cativeiro.

"É um dia difícil para nós, mas temos esperanças", afirmou Mélanie. Consuelo González disse que está "otimista" sobre a possível libertação de seus "companheiros que vivem em condições atrozes na selva".

Após a manifestação, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, recebeu na sede do governo os filhos e o ex-marido da política franco-colombiana, para expressar sua solidariedade.

O comandante das Farc, Iván Márquez, confirmou neste sábado, em uma entrevista divulgada pelo site da Agência Bolivariana de Imprensa que a guerrilha vai liberar em breve o ex-senador Jorge Eduardo Gechem e outros três parlamentares.

Centenas homenageiam Ingrid Betancourt na Colômbia.

Fonte: www.uol.com.br
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir