Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Farc: União Européia pede libertação de Ingrid Betancourt
A UE (União Européia) pediu neste sábado a libertação da ex-candidata presidencial franco-colombiana Ingrid Betancourt e de todos os reféns das Farc
Farc: União Européia pede libertação de Ingrid Betancourt
Foto: http://olganza.com

A UE (União Européia) pediu neste sábado a libertação da ex-candidata presidencial franco-colombiana Ingrid Betancourt e de todos os reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) mantidos na Colômbia.

Hoje, Betancourt completa seis anos em poder da guerrilha nas selvas do país, em meio a notícias sobre seu deteriorado estado de saúde e à falta de esperanças quanto a uma libertação em breve.

"O sexto aniversário do seqüestro, no dia 23 de fevereiro de 2002, de Ingrid Betancourt atrai mais uma vez a atenção da comunidade internacional para a tragédia vivida diariamente por todos os reféns mantidos na Colômbia. Alguns estão privados de sua liberdade há dez anos", ressaltou em uma declaração a Presidência eslovena da União Européia.

"A UE pede aos grupos armados ilegais da Colômbia que libertem rapidamente todos os seqüestrados e que renunciem à prática de seqüestro e tomada de reféns", completou.

A Presidência da UE diz acreditar que as Farc libertarão, conforme anunciado, três dos reféns que mantêm retidos --Gloria Polanco, Luis Eladio Pérez e Orlando Beltrán--, o que seria "um passo na direção certa".

O sexto aniversário do seqüestro da política será recordado pelo partido verde Oxigênio com atos públicos na França e uma missa solene na Colômbia.

Além disso, os principais canais de televisão do serviço público (France 2, France 3) e privado (M6, BFM TV e I-Télé) prestarão homenagens e várias atividades de solidariedade, como shows, projeções de filmes e debates, organizadas pela ONG "Reféns do mundo", serão realizadas em várias cidades francesas.

Até recentemente, as esperanças no caso Betancourt haviam se concentrado no presidente venezuelano, Hugo Chávez, nomeado como mediador pela Colômbia, decisão esta que foi revista em 22 de novembro, apesar de as Farc terem libertado, em janeiro, as reféns Clara Rojas e Consuelo González, e prometido soltar mais quatro.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) propõem a troca de pelo menos 43 reféns, entre eles Betancourt, três americanos e dezenas de policiais e militares colombianos, por 500 rebeldes presos.

União Européia pede libertação de Ingrid Betancourt.

Fonte: www.uol.com.br
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir