Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2008

PKK diz que matou 24 soldados turcos em combates no Iraque
Mesmo assim, Deniz pediu "uma solu��o democr�tica e pac�fica" para o conflito
PKK diz que matou 24 soldados turcos em combates no Iraque

Suleimaniya (Iraque), 23 fev (EFE).- Fontes do bra�o armado do Partido dos Trabalhadores do Curdist�o (PKK) anunciaram que 24 soldados turcos morreram hoje em confrontos com milicianos em v�rias regi�es da prov�ncia de Dahuk, no Curdist�o iraquiano.

O HPG, bra�o armado do PKK, informou hoje atrav�s da rede de televis�o "ROJ TV", �rg�o do grupo separatista, que nove militares turcos morreram na regi�o de Bazia, enquanto quinze morreram nas montanhas de Gali Rash.

Por sua parte, o respons�vel de rela��es exteriores do PKK, Ahmed Deniz, disse � Ag�ncia Efe que milicianos do PKK destru�ram um ve�culo militar turco em uma emboscada na localidade de Bingol, no sudeste da Turquia.

Ele tamb�m disse que "se a Turquia continuar com a atual pol�tica de elimina��o e n�o reconhecimento dos curdos", o PKK lan�ar� opera��es em toda a Turquia.

Mesmo assim, Deniz pediu "uma solu��o democr�tica e pac�fica" para o conflito.

Deniz solicitou a Ancara e � comunidade internacional o fim da ofensiva turca porque "a Turquia at� agora lan�ou 25 opera��es do outro lado da fronteira e nem o PKK nem a Turquia foram eliminados, mas isso est� aprofundando ainda mais as feridas nas duas partes".

Segundo Deniz, os choques entre os milicianos do PKK e o Ex�rcito turco continuam hoje nas �reas fronteiri�as de Bazia, Avashin e Zap, todas no distrito de Amydi, na prov�ncia de Dahuk.

Deniz disse que a Turquia est� empregando diversas t�cnicas al�m de tropas terrestres, como refor�os a�reos, tanques e artilharia.

J� o prefeito de Amydi, Ismael Mohammed, disse � Efe que a artilharia turca bombardeou as regi�es desabitadas de Nyrwa e de Rykan, perto da fronteira com a Turquia.

Bayar Karam, morador de Bari Chya, em Dahuk, afirmou ter ouvido o barulho de armas de fogo na regi�o de Matin, e por isso acredita estar havendo combates naquele local.

Karam disse que dezenas de civis abandonaram o lugar com medo dos bombardeios e do fogo da artilharia turca.

A Turquia continua hoje a opera��o iniciada na noite de quinta-feira contra os grupos armados do PKK no norte do Iraque com mais de dez mil homens que avan�aram vinte quil�metros em territ�rio iraquiano.

O Estado-Maior turco informou que cinco soldados e 44 membros do PKK morreram no primeiro dia da opera��o, enquanto fontes do grupo separatista afirmaram na sexta-feira que causaram 24 baixas nos efetivos turcos. EFE

PKK diz que matou 24 soldados turcos em combates no Iraque.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir