Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Fidel chama OEA de "lixeira".
Fidel Castro, zombou da Organiza��o dos Estados Americanos (OEA)
Fidel chama OEA de

Havana, 23 fev (EFE).- O l�der cubano, Fidel Castro, zombou da Organiza��o dos Estados Americanos (OEA), chamando-a de "lixeira", em um artigo publicado pelos meios de comunica��o da ilha, todos estatais, na v�spera do an�ncio oficial de quem ser� seu sucessor.

"Quem quer entrar na lixeira?" � o t�tulo das "Reflex�es do companheiro Fidel" que, por sua ordem, os jornais cubanos publicam nas p�ginas internas, mas com chamadas na capa.

"Por acaso, fiquei sabendo que a OEA existia ao ler hoje um e-mail com a reportagem de Georgina Saldierna, publicada em 'La Jornada', intitulado 'Insulza descarta que Cuba possa ser aceita novamente de forma imediata na OEA'", come�a o artigo, referindo-se ao secret�rio-geral da organiza��o, o chileno Jos� Miguel Insulza.

"Ningu�m se lembrava dela. Veja o car�ter antiq��ssimo do argumento", acrescenta Castro em seu artigo, no qual cita v�rios ve�culos internacionais sobre a expectativa da imin�ncia da sa�da de Fidel vivida por dirigentes dos Estados Unidos e pelos exilados cubanos.

Cuba foi exclu�da da OEA em 1962, e Insulza disse na ter�a-feira que, ap�s a ren�ncia de Fidel, depois de permanecer quase 50 anos no poder, espera-se uma mudan�a interna na ilha a partir do "di�logo democr�tico e pac�fico".

"Se isso j� n�o � o suficiente para se divertir", diz, ap�s ca�oar da OEA, "veja a mat�ria de Antonio Ca��o, do 'El Pa�s' (da Espanha), intitulado 'O isolamento da ilha serve apenas para perpetuar a agonia do regime'", com uma entrevista com o exilado empres�rio cubano Carlos Saladrigas.

Ap�s falar sobre Ca��o, Fidel diz que Saladrigas soa a seus ouvidos como nome e sobrenome que ouviu muitas vezes quando tinha 18 anos e estava concluindo os estudos "no quinto e �ltimo ano de bacharelado".

"Era o candidato escolhido (pelo ditador Fulgencio Batista) no fim do �ltimo ano de seu mandato constitucional. Antes, tinha sido primeiro-ministro. A Segunda Guerra Mundial j� estava quase no fim", lembra o l�der cubano, de 81 anos e de boa mem�ria.

Sobre a afirma��o da reportagem do "El Pa�s" de que o ex�lio de Miami "poderia se transformar no maior fundo de ajuda" para uma transi��o pol�tica na ilha, Fidel diz que "isso � algo que os Estados Unidos n�o poderiam comprar com todo o dinheiro do mundo".

O l�der cubano tamb�m cita um artigo de David Brooks, do "La Jornada", intitulado "EUA relegados a simples espectadores da transi��o pol�tica em Cuba".

"Como os leitores puderam perceber, tenho trabalhado pouco enquanto espero a decis�o transcendente do dia 24. Agora sim ficarei v�rios dias sem usar a pluma", acrescentou.

Amanh�, a Assembl�ia Nacional de Cuba designar� um novo Conselho de Estado, cujo presidente substituir� Fidel Castro, que anunciou em suas reflex�es que n�o deseja ser reeleito. EFE

Fidel chama OEA de "lixeira".
Fidel Castro, zombou da Organiza��o dos Estados Americanos (OEA).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir