Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Cuba na hora decisiva da sucessão de Fidel Castro
HAVANA, 23 Fev 2008 (AFP) - O Parlamento cubano elegerá neste domingo o substituto do líder Fidel Castro
Cuba na hora decisiva da sucessão de Fidel Castro

HAVANA, 23 Fev 2008 (AFP) - O Parlamento cubano elegerá neste domingo o substituto do líder Fidel Castro, provavelmente seu irmão Raúl, em uma histórica sessão, cinco dias após o "comandante" renunciar à reeleição presidencial.

É uma "decisão transcendente" dos deputados, disse Fidel em um artigo publicado neste sábado, no qual chama a Organização dos Estados Americanos (OEA) de "lixeira".

A reunião, que começará às 10H00 local (12H00 Brasília), instalará a Assembléia Nacional eleita em janeiro passado, integrada por 614 deputados - entre eles Fidel e Raul - e que elegerá o chefe de Estado.

Em outro artigo, publicado na sexta-feira, Castro manifestou sua satisfação por "fazer constar meu voto unido" nas eleições de domingo e apelou à unidade na Ilha.

Fidel Castro, de 81 anos, anunciou na terça-feira passada que não se apresentaria para mais uma reeleição e admitiu não ter mais as "condições físicas" necessárias para um cargo que exige "mobilidade e entrega total".

Raúl, de 76 anos, deve ser designado como presidente do Conselho de Estado, após 19 meses à frente do governo cubano de forma provisória, substituindo o irmão enfermo.

A surpresa seria a designação do vice-presidente Carlos Lage, de 56 anos, o que abriria passagem para uma nova geração de dirigentes cubanos.

Além do presidente, os deputados cubanos elegerão o primeiro-vice-presidente, cinco vice-presidentes, um secretário e 23 membros do Conselho de Estado.

No artigo escrito na véspera, Castro admitiu que sua saída marca "o fim de uma etapa", mas descartou mudanças no sistema político da Ilha.

A renúncia de Castro exigirá a reestruturação da cúpula militar, já que Raúl, ao assumir a presidência, deixará o ministério da Defesa.

Lage, da geração intermediária da revolução, deve assumir a vice-presidência, tornando-se constitucionalmente o sucessor de Raúl.

O novo presidente deverá enfrentar uma etapa complexa, encarando o fim de décadas da liderança pessoal de Castro e preparando a transição para as novas gerações no poder.

A eleição ocorre em meio a uma expectativa sem precedentes entre a população, já que além da definição do novo presidente, Raul tem prometido "mudanças" para aliviar os problemas econômicos e sociais, ao tempo que critica o "excesso de proibições".

O presidente interino já deixou claro que fará tudo "dentro do socialismo" e que as soluções ocorrerão "pouco a pouco", em um processo no qual, segundo os analistas, Fidel Castro seguirá mantendo uma forte influência de sua estratégica posição de secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC).

Raúl comanda desde 1959 as Forças Armadas Revolucionárias (FAR) cubanas, com um enorme poder sobre setores estratégicos da economia e forte influência política dentro da estrutura de poder na Ilha.

Cuba na hora decisiva da sucessão de Fidel Castro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir