Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Professor japonês inventa o 'risômetro',
Sensores no abdômen captam a força do riso do voluntário.
Professor japonês inventa o 'risômetro',
Foto: AFP/JIJI PRESS

O professor japonês Yoji Kimura, expert em comunicações, inventou uma máquina que mede risadas. Criou até uma unidade de medida: o "aH".

Segundo sua teoria, a risada humana é produzida em quatro estágios emocionais sucessivos: primeiro é solta, depois desvia-se da norma, aí vem a risada livre e, por fim, o transbordamento dela.

Para medir a risada, ele gruda sensores na pele do abdômen do voluntário, na altura do diafragma, e detecta os movimentos musculares. A máquina analisa 3 mil vezes por segundo elementos elétricos produzidos pelo corpo.

"Descobrimos que as crianças riem mais livremente, emitindo 10 aH por segundo, o dobro do emitido por um adulto", disse Kimura. "Os adultos têm a tendência de calcular quando é apropriado rir e, com essa restrição, se esquecem de como fazer." Ele afirma que seu aparelho é capaz de diferenciar se a risada é sincera, falsa ou cínica.

Kimura estuda comédias "stand-up" (em que os humoristas ficam sozinhos diante da platéia) e leciona na Kansai University, em Osaka. Ele acredita que estamos mudando de "um século de guerras para um século de humor e tolerância". A risada, para ele, é a arma que, em doses saudáveis, pode até acabar com as guerras.

Professor japonês inventa o 'risômetro',
Sensores no abdômen captam a força do riso do voluntário.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir