Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Veteranas e estreantes concorrem ao Oscar de melhor atriz
Cate Blanchett e Julie Christie disputam segunda estatueta
Veteranas e estreantes concorrem ao Oscar de melhor atriz
Foto: Divulga��o

Cate Blanchett, dona de um Oscar (atriz coadjuvante, por "O aviador"), disputa duas estatuetas nesta edi��o da festa mais importante da ind�stria do cinema. A atriz concorre na categoria de melhor atriz, por sua interpreta��o em "Elizabeth: A Era de Ouro", e na de atriz coadjuvante, por sua caracteriza��o de Bob Dylan em "N�o Estou L�".

Em "Elizabeth: A Era de Ouro", de Shekhar Kapur, Blanchett interpreta a rainha durante o apogeu de seu reinado, dez anos ap�s ter dado vida ao mesmo personagem hist�rico em "Elizabeth", filme que a lan�ou ao estrelato.

Desde ent�o, a atriz australiana, de 38 anos, construiu uma carreira s�lida e com muitos sucessos, e, assim como Elizabeth I, a quem volta a interpretar, vive sua fase dourada.

"A Era de Ouro" segue o argumento cl�ssico da luta entre o poder e o amor, e, embora tenha falhas, oferece a Blanchett a oportunidade de brilhar.

Este ano, a atriz conseguiu v�rias com suas indica��es, come�ando por estar concorrendo a duas estatuetas na mesma edi��o, algo que s� ocorreu 11 vezes nos 80 anos de hist�ria da premia��o.

Al�m disso, ela � a primeira mulher a ser indicada por interpretar duas vezes o mesmo personagem e a segunda atriz a disputar um pr�mio da Academia por fazer o papel de um homem (em "N�o Estou L�"). Se vencer nas duas categorias, Blanchett ser� a primeira pessoa a alcan�ar esta proeza na hist�ria do Oscar.

Veteranas e estreantes concorrem ao Oscar de melhor atriz. Cate Blanchett e Julie Christie disputam segunda estatueta.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir