Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Donna Summer
A estreia da cantora deu-se em 1974, com o �lbum "Lady of the Night", e a reac��o do p�blico n�o se faria esperar.
Donna Summer
Foto: http://www.donna-summer-fan.de

Nascida em 1948 em Boston, Massachussets, a norte-americana Donna Summer viveu o seu per�odo de maior popularidade durante a d�cada de 70 - no apogeu da m�sica disco, a int�rprete de "I Feel Love" era considerada a rainha deste g�nero musical, tendo protagonizado bem sucedidas parcerias com o produtor italiano Giorgio Moroder.

A estreia da cantora deu-se em 1974, com o �lbum "Lady of the Night", e a reac��o do p�blico n�o se faria esperar. Um ano depois, o segundo registo, intitulado "Love To Love You Baby" mostrava uma leitura alternativa do �xito "Je t'aime moi non plus", de Serge Gainsbourg, na qual, ao longo de 16 minutos, Donna Summer come�ava a mostrar as suas credenciais.

Em 1976, e reflexo da frequ�ncia com que, � �poca, os artistas lan�avam discos, a cantora colocou nos escaparates "A Love Triolgy" e "Four Seasons of Love", com quatro faixas, cada uma representando uma esta��o do ano. O �xito veio no ano seguinte, com o �lbum "I Remember Yesterday", do qual foi retirado o single "I Feel Love", de certa forma premonit�rio quanto ao futuro de alguma m�sica de dan�a.

No final dos anos 70, Donna Summer experimentou os palcos, no musical de Robert Klane "Thank God it's Friday". O sucesso alcan�ado nesta �poca, com v�rias can��es a atingirem o n�mero 1 do top norte-americano, contrastaria com um relativo apagamento da sua figura no in�cio dos anos 80.
Ap�s gravar um disco hom�nimo com o produtor Quincy Jones, por�m, a "Rainha do Disco" voltou aos lugares cimeiros das tabelas de vendas, agitando as pistas de dan�a com os temas "She Works Hard for the Money" e "Unconditional Love".

Depois de uma pausa para se dedicar � fam�lia, Donna Summer regressa � m�sica em 1987, gravando quatro LPs antes de comemorar o vig�simo anivers�rio da sua carreira, em 1994. Para celebrar a data, a norte-americana lan�ou o primeiro de tr�s registos ao vivo, "Live".

Em 1996, "I'm a Rainbow", na prateleira h� 15 anos devido a problemas com a editora, conhece a luz do dia e mostra ao mundo as vers�es para "Don't Cry for Me, Argentina" e "Romeo", da banda- sonora de "Flashdance".
Um Grammy em 1997, Levou a artista a Sony Music. Teremos Elton John na pr�xima edi��o.Um abra�o a todos.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Big Beto    |      Imprimir