Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Cuba define neste domingo o sucessor de Fidel Castro
Novo chefe de Estado ser� nomeado ap�s reuni�o da Assembl�ia Nacional
Cuba define neste domingo o sucessor de Fidel Castro
Foto: AFP

Os cubanos aguardam com calma e at� certa apatia a escolha, neste domingo (24), do novo presidente do Conselho de Estado, ap�s quase 50 anos com Fidel Castro no poder.

Em Havana, at� a v�spera da reuni�o da Assembl�ia Nacional, na qual ser� anunciado o nome do sucessor de Fidel, o clima � de absoluta tranq�ilidade. At� agora n�o foi revelado oficialmente o nome do novo presidente, mas que muitos acreditam que ser� o general Ra�l Castro, de 76 anos, interino no cargo h� 19 meses e irm�o do l�der da Revolu��o Cubana.



O resultado, entretanto, pode ser outro, j� que Fidel, mesmo renunciando, n�o deixou claro que papel que outros l�deres pol�ticos, como o vice-presidente Carlos Lage Davila e o ministro do exterior, Felipe Perez Roque, v�o ter no governo.

H� ainda a possibilidade de Cuba continuar sendo governada essencialmente por dois presidentes, com Ra�l � frente e Fidel nos bastidores, j� que, em sua ren�ncia, Fidel deixou claro que ele n�o est� saindo de cena. "N�o estou dizendo adeus a voc�s", escreveu ele. "Eu apenas gostaria de lutar como um soldado das id�ias".

Cuba define neste domingo o sucessor de Fidel Castro. Novo chefe de Estado ser� nomeado ap�s reuni�o da Assembl�ia Nacional.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir