Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Parlamento cubano escolhe substituto de Fidel Castro
A expectativa � de que irm�o Raul, que j� ocupa o cargo interinamente, seja nomeado.
Parlamento cubano escolhe substituto de Fidel Castro

Parlamento cubano deve escolher neste domingo o substituto de Fidel Castro, de 81 anos, que governou Cuba por quase meio s�culo.

A sess�o hist�rica ocorre cinco dias ap�s a ren�ncia de Castro e a expectativa � de que seu irm�o, Raul, seja nomeado para o cargo, j� ocupado interinamente por ele desde julho de 2006, quando o l�der cubano foi submetido a uma cirurgia intestinal.

Por�m, Cuba tamb�m poderia optar por algum pol�tico de uma gera��o mais jovem, segundo o correspondente da BBC em Havana Michael Voss.

Entre eles est�o o vice-presidente Carlos Lage, de 56 anos, e o ministro do Exterior, Felipe Perez Roque, de 42 anos.
Segundo Voss, quem assumir o governo ter� a tarefa de conduzir a ilha por um per�odo imprevis�vel de renova��o pol�tica e econ�mica.

Reformas

A assembl�ia, composta por 614 integrantes eleitos em janeiro, tamb�m vai escolher um vice-presidente e todo o poderoso Conselho de Estado executivo de 32 membros.

Se for escolhido durante a reuni�o deste domingo, prevista para come�ar �s 10h no hor�rio local (12h, hor�rio de Bras�lia), Raul Castro indicou que vai implementar grandes reformas econ�micas e estruturais.

Raul se esfor�ou para realizar uma transi��o pol�tica suave, mantendo o Ex�rcito leal ao regime e fortalecendo o poder do Partido Comunista com a introdu��o de reformas e demitindo autoridades corruptas.

Ele tamb�m conta com a vantagem do apoio econ�mico constante do presidente venezuelano, Hugo Chavez, por meio de milh�es de barris de petr�leo barato, acrescenta Voss.

'Reflex�es do Companheiro Fidel'

Fidel Castro, que governou Cuba desde a lideran�a de uma revolu��o em 1959, anunciou sua aposentadoria em uma carta publicada na �ltima ter�a-feira no site do jornal do Partido Comunista Cubano Granma.

Ele disse que n�o renunciou ap�s ter sido submetido a uma cirurgia intestinal de emerg�ncia em 2006 porque tinha o dever de preparar o povo cubano para sua aus�ncia.

Por�m, a aposentadoria, acrescentou, n�o iria impedi-lo de continuar "lutando como um soldado de id�ias" e ele prometeu continuar escrevendo ensaios, intitulados de Reflex�es do Companheiro Fidel.

Apesar de Fidel n�o ter sido visto em p�blico por 19 meses, o governo ocasionalmente divulga fotos e v�deos pr�-editados de encontros dele com l�deres de v�rias partes do mundo que v�o visit�-lo.

O l�der cubano vai ser lembrado como um dos �cones mais especiais e duradouros da segunda metade do s�culo 20, segundo o analista da BBC Paul Keller.

Sob sua lideran�a, Cuba estabeleceu o estado marxista-leninista do hemisf�rio Ocidental, praticamente dentro do campo de vis�o da costa americana.

Ao abra�ar o comunismo e o apoio da Uni�o Sovi�tica, Fidel Castro transformou Cuba economica e socialmente, mas teve de lutar quando o sistema entrou em colapso.

Ele deixa o pa�s com um atendimento de sa�de gratuito e um sistema educacional admir�vel, que produziu m�dicos para o mundo desenvolvido, por�m com uma economia com problemas.

Parlamento cubano escolhe substituto de Fidel Castro. A expectativa � de que irm�o Raul, que j� ocupa o cargo interinamente, seja nomeado.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir