Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-02-2008

De olho em herdeiro para 2010, Lula testa seis nomes
O teste incluir� viagens pelo pa�s ao lado do postulante. Est� bem impressionado, por exemplo, com a performance do deputado Ciro Gomes
De olho em herdeiro para 2010, Lula testa seis nomes
Foto: www.diplomaciaenegocios.com.br

Sem candidato natural do PT � sua sucess�o, em 2010, o presidente Luiz In�cio Lula da Silva s� pretende entrar no jogo para ungir um herdeiro a partir do ano que vem. Antes, quer p�r � prova no m�nimo seis nomes.

O teste incluir� viagens pelo pa�s ao lado do postulante e o exame de como cada um se comporta na defesa do governo. Lula disse a auxiliares que n�o vai benzer ningu�m agora. O coment�rio foi feito no in�cio da semana, depois de ver os resultados da pesquisa CNT-Sensus, que mostra que sua popularidade ainda � intransfer�vel.

O presidente observa o desempenho de poss�veis candidatos n�o apenas na seara do PT, mas tamb�m em outros partidos da base aliada, como o PMDB e o PSB.

Est� bem impressionado, por exemplo, com a performance do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), ex-ministro da Integra��o Nacional. Nas simula��es feitas at� agora, Ciro perderia a elei��o presidencial para o governador de S�o Paulo, Jos� Serra (PSDB), mas n�o faria feio.

Al�m disso, no diagn�stico do Planalto, se a disputa com os tucanos for marcada por cruzados de direita, pode ser conveniente para Lula usar o estilo agressivo do ex-governador cearense.

Gerente do governo, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, � hoje a favorita do presidente nas fileiras do PT. Mas Lula admite que falta a ela mais mal�cia pol�tica.

Para adquirir "jogo de cintura", Dilma chegou a ganhar um bambol� de dirigentes do PMDB, em janeiro, logo depois da posse do ministro de Minas e Energia, Edison Lob�o.

Os outros potenciais candidatos seriam os ministros Marta Suplicy, Patrus Ananias, Nelson Jobim e Tarso Genro.

De olho em herdeiro para 2010, Lula testa seis nomes. O teste incluir� viagens pelo pa�s ao lado do postulante. Est� bem impressionado, por exemplo, com a performance do deputado Ciro Gomes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir