Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Osasco vence o Rio de Janeiro e é campeão
Time do técnico Luizomar de Moura conquista o terceiro torneio da Superliga Feminina
Osasco vence o Rio de Janeiro e é campeão
Foto: http://globoesporte.globo.com

Na volta da Superliga ao Maracanãzinho, o Osasco ignorou a vantagem do mando de quadra do Rio de Janeiro por ter a melhor campanha do terceiro torneio da Superliga Feminina de vôlei, quebrou a série de três derrotas seguidas e venceu o grande rival na final da competição, por 3 sets a 1 (25/19, 28/16, 14/25 e 26/24). Este foi o segundo título da equipe comandada pelo técnico Luizomar de Moura na Superliga de 2008, que já havia vencido o primeiro torneio, batendo o Brusque na decisão.

Osasco mostra regularidade no ataque e na defesa
O primeiro set foi marcado pelo começo forte e determinado de Osasco, que não sentiu a pressão de jogar na casa do adversário e conseguiu abrir uma pequena vantagem (8 a 6) no inicio do jogo. Bem na defesa e variando muito bem a distribuição de jogo, a levantadora Carol Albuquerque comandou a equipe, que manteve-se à frente no placar até o placar de 16 a 12, chegando ao segundo tempo técnico novamente à frente. O time paulista se mostrava, neste momento, mais efetivo no ataque, com 13 pontos de ataque, contra apenas oito das cariocas.

A volta para o jogo não alterou o panorama da partida. Errando na recepção, o Rio de Janeiro permitia que o Osasco tivesse melhores condições de contra-atacar e pontuar. Mais regulares em quadra, as paulistas não tiveram problemas para vencer o primeiro set por 25 a 19, para desespero de Bernardinho e alegria de Luizomar de Moura.


Rio de Janeiro falha nos momentos decisivos
No segundo set, o Osasco manteve o controle da partida desde o início, contando com muita regularidade no ataque e com erros de recepção e defesa do Rio de Janeiro. Após abrir 4 a 1, as paulistas cometeram falhas na recepção e permitiram que o Rio de Janeiro virasse o placar para 8 a 7, levantando a torcida e gerando uma rápida discussão entre os treinadores das duas equipes.

O placar se manteve equilibrado até o 15º ponto, quando, com duas defesas espetaculares da líbero Fabi e duas levantadas erradas de Carol Albuquerque, o Rio de Janeiro conseguiu abrir três pontos de vantagem, chegando ao segundo tempo técnico na frente: 16 a 13. Atrás no placar, Luizomar de Moura decidiu mudar a levantadora, e colocou Ana Tiemi em quadra. A alteração teve efeito imediato, e Osasco encostou no placar, ficando apenas um ponto atrás das cariocas (17 a 16), forçando Bernardinho a pedir tempo para reorganizar sua equipe.

O equilíbrio se manteve no placar até o 23º ponto, quando o Rio de Janeiro conseguiu um importante bloqueio sobre Adenizia, abrindo dois pontos de vantagem (23 a 21). Novamente, Luizomar de Moura fez uma alteração efetiva, pondo Suelle no lugar de Adenizia. a equipe novamente respondeu bem e virou o placar (25 a 24). A partir daí, o jogo ficou dramático, com set points para as duas equipes e muita tensão em quadra, até que, em um erro grosseiro de Regiane em um levantamento, o Osasco fez 28 a 26, vencendo o segundo set.
O time do Rio de janeiro voltou para o terceiro set visivelmente irritado pela derrota no set anterior, e passou a jogar com muito mais vibração e raça que nas duas primeiras parciais. Já o Osasco pareceu ter se acomoado com a vantagem no placar. O resultado foi uma vantagem de seis pontos construída rapidamente pelo time da casa (8 a 2). Empolgada pela mudança de postura da equipe carioca, a torcida levantou e passou a vibrar muito a cada ponto da equipe do Rio de Janeiro, que aumentou a vantagem no placar para onze pontos diante de um Osasco apático, vencendo o set por 25 a 14.

Após o apagão sofrido no set anterior, o Osasco voltou à quadra mais concentrado para o quarto set, deixando a partida mais equilibrada, e novamente emocionante. Após chegar ao primeiro tempo técnico à frente (8 a 7), Osasco permitiu que o Rio de Janeiro assumisse a liderança no placar (11 a 9), mas recuperou-se e igualou o marcador (12 a 12).

O equilíbrio se manteve até o 20º ponto, quando, após dois bloqueios bem sucedidos de Osasco, Adenizia bateu uma bela bola de tempo no meio da rede para fazer 20 a 18 para Osasco. O Rio de Janeiro reagiu com um bloqueio de Fabiana, um "ace" de Thaisa e um ataque de Michelle, virando o placar para 21 a 20, e aumentar a diferença para 24 a 21. Mas três ataques seguidos de Danielle Scott empataram a partida em 24 a 24. No lance seguinte, Fabiana, do Rio de Janeiro, tocou na rede, cedendo o match-point ao Osasco. Um ataque para fora de Michelle deu o título ao Osasco, que vibrou muito no Maracanãzinho.

ESCALAÇí•ES
Rio de Janeiro: Fabiana, Dani Lins, Thaisa, Sassá, Renatinha e Fabi (líbero). Entraram: Regiane, Michelle, Camila Adão e Amanda.

Osasco: Carol Albuquerque, Elisângela, Paula Pequeno, Adenizia, Natália e Marcelinha (líbero). Entraram: Suelle, Danielle Scott-Arruda, Silvana, Ana Tiemi e Dandara

Osasco vence o Rio de Janeiro e é campeão
Time do técnico Luizomar de Moura conquista o terceiro torneio da Superliga Feminina

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir