Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Primeiros corpos de acidente de avião nos Andes são resgatad
recomeçaram hoje os trabalhos de resgate e retiraram os primeiros restos das 46 pessoas que morreram
Primeiros corpos de acidente de avião nos Andes são resgatad
Foto: http://noticias.terra.com.br

As autoridades venezuelanas recomeçaram hoje os trabalhos de resgate e retiraram os primeiros restos das 46 pessoas que morreram quando o avião na qual estavam se chocou contra uma montanha na região dos Andes durante o vôo de Mérida a Caracas.
» Resgate encontra as caixas-pretas

A tarefa se centra em reunir o maior número possível de restos mortais em uma zona próxima ao impacto na qual os helicópteros que depois os levarão a Mérida para serem identificados possam pousar.

Antonio Rivero, diretor da Defesa Civil, confirmou que alguns corpos já estavam no acampamento improvisado no local do acidente, cerca de 4,2 mil metros de altitude, no qual se instalaram em torno de 40 alpinistas, especialistas em resgates, policiais e médicos legistas.

"Já há vários corpos que foram recuperados e estão prontos para ser transferidos a Mérida, para a identificação correspondente", disse Rivero.

No entanto, também advertiu de que "não basta recuperar os corpos, é necessário que o tempo continue bom para que os helicópteros possam recolhê-los".

No sábado foram encontradas as duas "caixas-pretas" que contêm os registros de vôo do aparelho e a gravação das conversas mantidas pelos pilotos tanto com as torres de controle quanto entre eles.

O promotor aeronáutico encarregado do caso anunciou o imediato envio das caixas à França para que seu conteúdo seja analisado em uma das fábricas que constroem o ATR 42-300 que se chocou contra a montanha.

A Junta Investigadora de Acidentes Aéreos indicou que só depois dessa análise serão conhecidas as causas pelas quais o bimotor turboélice da companhia aérea venezuelana Santa Bárbara colidiu contra uma "parede de pedra" no local isolado Los Conejos, 11 quilômetros ao nordeste de Mérida e 682 quilômetros ao sudoeste de Caracas.

Fotos tiradas na sexta-feira, a partir de um dos helicópteros que se aproximou do local do impacto, mostram que o avião ficou virtualmente pulverizado e quase não se distingue um pedaço de sua cauda suficientemente grande para revelar sua posição.

Um porta-voz da Polícia Judiciária confirmou a dificuldade para identificar os corpos e se somou ao pedido formulado pelo presidente de Santa Bárbara, Jorge Álvarez, para que os parentes apresentem dados fisiológicos ou radiografias dentais que facilitem a identificação.

Primeiros corpos de acidente de avião nos Andes são resgatados


Fonte: http://noticias.terra.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir