Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Parlamento cubano inicia escolha de sucessor de Fidel
A Assembl�ia Nacional de Cuba, o Parlamento do pa�s, iniciou neste domingo uma sess�o hist�rica pela eleger o sucessor do l�der Fidel Castro
Parlamento cubano inicia escolha de sucessor de Fidel
Foto: AFP

A Assembl�ia Nacional de Cuba, o Parlamento do pa�s, iniciou neste domingo uma sess�o hist�rica pela eleger o sucessor do l�der Fidel Castro, quem h� cinco dias p�s fim a uma era ao renunciar ao poder depois de quase meio s�culo.

Tudo indica que a Assembl�ia Nacional eleger� nas pr�ximas horas a seu irm�o, Ra�l, general de 76 anos, como novo chefe de Estado. A sess�o teve in�cio �s 12h (hor�rio de Bras�lia).

Ra�l, vestido em um traje civil azul escuro, foi recebido com aplausos vigorosos pelos deputados ao ingressar no Pal�cio das Conven��es, na regi�o oeste de Havana, decorado com uma enorme bandeira cubana.

A presidente da Comiss�o Eleitoral Nacional, Mar�a Esther Reus, leu os nomes dos 614 integrantes da nova legislatura, come�ando por Fidel Castro, que n�o est� presente e enviou seu voto em um envelope fechado. Todos aplaudiram.

Esta ser� a primeira mudan�a no poder em Cuba desde 1959, quando Fidel e seu grupo derrotaram o ditador Fulg�ncio Batista. N�o devem acontecer surpresas neste dia.

"Ser� Ra�l Castro, porque sempre foi o n�mero dois e sempre seguiu a linha da revolu��o. A continuidade est� feita", disse Moreno, de 67 anos, trabalhador de uma empresa estatal de turismo.

Ra�l, que governa interinamente h� 19 meses, desde que seu irm�o ficou doente, se firmou no poder e tem prometido melhoras na qualidade de vida, que tem se deteriorado.

general j� deixou claro que n�o abandonar� o regime socialista que ajudou com seu irm�o a levantar em um pa�s que fica a cerca de 145 quil�metros de dist�ncia dos Estados Unidos, o inimigo que pediu, nesta semana, a "abertura democr�tica" na ilha.

"O que muda, quando se muda e como se muda � um assunto exclusivo daqueles que fizeram a revolu��o e de quem hoje a mant�m viva", disse no domingo o jornal oficial Juventude Rebelde.

O sentimento comum � que o debate para diagnosticar os problemas de Cuba parece ter despertado em muitos esperan�as de mudan�as econ�micas graduais.

"Ideologicamente n�o h� diferen�a. Os ideais de Ra�l s�o id�nticos aos de Fidel. O que pesa � que cada um tem uma forma diferente de governar", disse Alejandro Ferr�s, de 87 anos, que acompanhou em 1953 os irm�os Castro em suas primeiras a��es.

Fidel Castro, de 81 anos, continuar� como chefe do Partido Comunista, o �nico legalizado na ilha. E conservar� sua aura como �ltima lenda viva da esquerda mundial.

A sa�da de Fidel depois de quase meio s�culo de poder pode iniciar, no entanto, algumas altera��es. Por isso, muitos querem mudan�as no perfil do Conselho de Estado de 31 membros que tamb�m ser� eleito neste domingo pelo Parlamento a partir de uma lista �nica.

Ra�l Castro poderia, por exemplo, deixar seu atual cargo de vice-presidente para Carlos Lage, um m�dico de 56 anos considerado o c�rebro de uma t�mida abertura econ�mica na d�cada de 1990 e que tem atuado muito desde a doen�a de Fidel.

A composi��o do Executivo dever� ser mais relevante com Ra�l do que com Fidel. "� outro estilo de governo. Fidel fazia quase tudo sozinho. Ra�l distribui responsabilidades", disse um militante do Partido Comunista.

Parlamento cubano inicia escolha de sucessor de Fidel.

Fonte: www.uol.com.br
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir