Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Candidato comunista vence eleição no Chipre, segundo TV
O candidato comunista Demetris Christofias ganhou neste domingo a eleição presidencial no Chipre
Candidato comunista vence eleição no Chipre, segundo TV

NICí"SIA, 24 Fev 2008 (AFP) - O candidato comunista Demetris Christofias ganhou neste domingo a eleição presidencial no Chipre, batendo o conservador Ioannis Kasulides, informou a TV estatal.

Kasulides já admitiu a derrota, segundo a TV.

No segundo turno da eleição, Christofias, 61 anos, obteve 53,45% dos votos, contra 46,55% de Kasulides, informou a TV estatal.

Milhares de pessoas ocuparam as ruas de Nicósia para celebrar a vitória e uma multidão se reuniu diante da sede do partido comunista Akel.

Com a vitória, Christofias se torna o sexto chefe de Estado desta ex-colônia britânica, que obteve a independência em 1960, e o único chefe de Estado comunista em um regime presidencial dentro da União Européia.

"Quero enviar uma mensagem de amizade aos turco-cipriotas, a mensagem de um combate comum para reunificar nossa pátria e administrar nossos assuntos sem a intervenção externa", disse Christofias neste domingo, após votar em Nicósia.

No total, 516.000 eleitores foram convocados às urnas da ilha, que ingressou na União Européia em 2004 e adotou o euro em 1º de janeiro passado.

A terceira maior ilha do Mediterrâneo está dividida desde 1974 entre a República de Chipre, que controla a parte sul do território, e a República Turca do Chipre, no norte, ocupada pela Turquia e só reconhecida por Ancara.

Em 2004, os grego-cipriotas rejeitaram em um referendo um plano de reunificação da ilha apresentado pela ONU e aceito pelos turco-cipriotas.

Candidato comunista vence eleição no Chipre, segundo TV.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir