Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Raúl Castro é escolhido presidente de Cuba
Raul Castro no encontro da Assembléia Nacional de Cuba, em Havana. O general de 76 anos substitui seu irmão, Fidel Castro
Raúl Castro é escolhido presidente de Cuba
Foto: Reuters/Prensa Latina

Raúl Castro foi escolhido presidente de Cuba neste domingo. O general de 76 anos substitui seu irmão, Fidel Castro, que deixou a Presidência da ilha após 49 anos e 55 dias no poder.

O novo presidente foi eleito pela Assembléia Nacional de Cuba, formada por 614 deputados. O nome de Raúl Castro foi aprovado por unanimidade, por todos os parlamentares. Esta é a primeira transição na Presidência de Cuba desde que uma revolução, liderada por Fidel Castro e Che Guevara, derrubou o ditador Fulgencio Batista, em 1º de janeiro de 1959.

Em seu primeiro discurso como presidente, o general Raúl Castro, vestido em um traje civil azul escuro, disse que "Fidel é Fidel. Ele é insubstituível". O novo presidente também reiterou a sua convicção no Partido Comunista Cubano e no socialismo. Também acrescentou que poderia continuar a consultar Fidel em decisões de Estado como defesa e política internacional.

Na questão da administração da ilha, Raúl Castro disse que irá reduzir os órgãos do Estado para tornar sua gestão "mais eficiente". "Hoje é necessária uma estrutura mais compacta e funcional, com um número menor de organismos da Administração Central do Estado e uma melhor distribuição das funções", disse.

O novo presidente terá pela frente o desafio de implantar reformas econômicas que permitam resolver a questão do abastecimento. A população da ilha enfrenta uma crise de escassez de alimentos e não conta com serviços essenciais. Em seu primeiro discurso como presidente neste domingo, Raúl Castro disse que seu governo terá como prioridade "satisfazer às necessidades básicas da população, tanto materiais como espirituais, partindo do fortalecimento do crescimento sustentado da economia".

Raúl Castro exercia a Presidência de Cuba interinamente há 19 meses, quando Fidel se afastou do cargo por questões de saúde. Desde então, o presidente interino tem defendido a necessidade de fazer reformas estruturais, mas sem abandonar o socialismo. Ele ainda criticou o "excesso de proibições" que existe na ilha. As tais "proibições" retornaram no discurso do novo presidente neste domingo. Raúl Castro disse que "nas próximas semanas, começaremos a eliminar as [proibições] mais sensíveis, já que muitas delas tiveram como objetivo evitar o surgimento de novas desigualdades em um momento de escassez generalizada". A declaração pareceu vaga pois ele não explicou o que significam essas "proibições".

José Ramón Machado Ventura, médico de 77 anos, será o primeiro vice-presidente, considerado o número dois na hierarquia cubana. Ele é um integrante da velha guarda do Partido Comunista Cubano e um dos remanescentes do grupo revolucionário original. Segundo a BBC, sua escolha surpreendeu alguns observadores, que esperavam a nomeação de um representante da nova geração de líderes comunistas.

Na última terça-feira (19/02), Fidel Castro renunciou ao cargo de presidente. Em carta publicada no jornal oficial do país, o "Granma", Fidel Castro disse: "A meus caros compatriotas, que me deram a imensa honra de me eleger, recentemente, como membro do Parlamento (...) comunico que não desejarei nem aceitarei - repito - não desejarei nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante Chefe".

Fidel Castro, de 81 anos, continuará como chefe do Partido Comunista, o único legalizado na ilha.

* Com as agências internacionais

Raúl Castro é escolhido presidente de Cuba.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir