Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Oscar: Fernanda Montenegro é única brasileira
A honra lhe foi dada em 1998, por conta de sua atuação em Central do Brasil
Oscar: Fernanda Montenegro é única brasileira
Foto: Arquivo ESTRELANDO

O Brasil não é um grande ganhador de Oscars. Fernanda Montenegro, por exemplo, foi a única atriz do país a ser indicada na história da premiação. A honra lhe foi dada em 1998, por conta de sua atuação em Central do Brasil. A veterana, no entanto, não levou a estatueta para casa.

Já em filmes estrangeiros, o sucesso é um pouco maior: são quatro as tentativas mal-sucedidas de fazer um discurso no Kodak Theater: O Pagador de Promessas (1962), O Quatrilho (1995), O Que É Isso Companheiro (1997) e Cidade de Deus (2002).

Este último, aliás, foi o longa-metragem tupiniquim mais bem-sucedido da história das premiações. A história de Fernando Meirelles voltou à cerimônia em 2004 na competição normal, sendo indicada a quatro prêmios. São eles: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção, Melhor Edição e Melhor Fotografia.

Em 2008, o país ficou de fora, já que O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, candidato escolhido para representar o Brasil na América Latina, foi preterido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Mas sempre vale a pena assistir ao Oscar. Você concorda? Então sintonize a TNT no dia 24, às 22h30.

Oscar: Fernanda Montenegro é única brasileira.

Fonte: http://estrelando.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir