Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 24-02-2008

EUA: atletas devem respeitar regras do COI
Presidente do Comit� Ol�mpico Americano acredita no sucesso dos Jogos em Pequim
EUA: atletas devem respeitar regras do COI
Foto: http://globoesporte.globo.com

O presidente do Comit� Ol�mpico Americano, Peter Ueberroth, lembrou a seus atletas que eles ser�o convidados da China durante os Jogos Ol�mpicos de Pequim. Portanto, devem respeitar as regras do COI e se abster de realizar manifesta��es pol�ticas.

�" Somos convidados dos Jogos, aceitamos o convite e, ent�o, h� uma s�rie de regras do COI que temos de respeitar. Espero e tenho certeza de que nossos atletas respeitar�o seu pr�prio pa�s, sua bandeira e as bandeiras de todos os pa�ses, e se comportar�o como todos desejamos, sob as regras do COI.

Ueberroth, que participou de reuni�o em Atlanta neste fim de semana para preparar a participa��o em Pequim e repassar a candidatura ol�mpica de Chicago, disse que os protestos pol�ticos atuais apenas repetem os realizados antes de todas as outras edi��es dos Jogos.

�" H� um v�rus que corre o mundo antes de todos os Jogos Ol�mpicos, que consiste na apari��o de v�rios agoureiros para prever o pior dos cen�rios poss�veis. Est� tudo bem, mas isso sempre acontece" garante.

Ueberroth, principal dirigente organizador dos Jogos Ol�mpicos de Los Angeles em 1984, acredita que o evento de Pequim ser� "literalmente o maior da hist�ria".

�" Em certo sentido, a China � apenas o pa�s anfitri�o. Os Jogos s�o realizados pelo Movimento Ol�mpico e disputados sob suas diretrizes.

O cineasta Steven Spielberg foi o �ltimo a tomar medidas contra as Olimp�adas de Pequim ao abandonar a equipe que desenvolve a cerim�nia de abertura em protesto a postura chinesa no Sud�o. Spielberg alegou que o governo chin�s nada fez para apaziguar a situa��o na regi�o de Darfur, que enfrenta conflitos desde 2003.

Al�m disso, v�rias organiza��es de direitos humanos pediram o boicote aos Jogos, mas n�o encontraram apoio por parte de governo algum.

Quanto � candidatura de Chicago a sediar os Jogos Ol�mpicos de 2016, Ueberroth se mostrou seguro de que estar� entre as classificadas para a disputa final ap�s o corte de junho. Para ele, os chefes da candidatura da cidade americana poder�o assistir como observadores �s Olimp�adas de Pequim e contemplar, ao vivo, a dimens�o de um projeto ol�mpico.

�" Chicago melhora a cada dia, mas tamb�m suas rivais" afirma Ueberroth, referindo-se a Rio de Janeiro, Madri, Praga, Doha, Baku e T�quio.

A escolha da sede das Olimp�adas de 2016 ser� feita em outubro de 2009, em Copenhague. O corte pr�vio para selecionar as finalistas ocorrer� em junho deste ano, em Atenas
EUA: atletas devem respeitar regras do COI
Presidente do Comit� Ol�mpico Americano acredita no sucesso dos Jogos em Pequim

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir