Categoria Policia  Noticia Atualizada em 24-02-2008

"Barão do ecstasy" fala da vida no crime
Israel Domingues de Oliveira é acusado de comandar quadrilha de traficantes
"Barão do ecstasy" fala da vida no crime

Israel Domingues de Oliveira é o "barão do ecstasy", acusado de comandar uma quadrilha de traficantes que agia no interior de São Paulo. Ele tem 54 anos e saiu da cadeia na quarta-feira (21). Ficou preso por dois anos e nove meses. Aguardando o julgamento em liberdade, falou sobre a vida no crime, em uma entrevista na sua casa, no município de São José do Rio Preto, a 440 km da capital.

"A droga existe, as pessoas usam. Não sou usuário, mas na maior parte é sofrimento pros familiares, né?", afirmou. Em 2005, Oliveira foi preso com mais de 18 mil comprimidos de ecstasy. Os policiais ainda encontraram cinco quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf. Segundo as investigações, Oliveira trazia do Peru remessas freqüentes de cocaína, sempre usando pranchas, para enganar a polícia. Do Brasil, a droga ia para Holanda, onde era trocada por ecstasy. Depois, os comprimidos eram vendidos no interior de São Paulo.

O "barão do ecstasy" confessa o crime. Assume que contratava jovens para fazer o transporte das drogas e que ele próprio já fez o mesmo."Eu transportei da Holanda pra cá pessoalmente. Eu trouxe com facilidade, não posso dizer por outros, mas cheguei normal".

Em liberdade
O traficante está solto graças a um habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Os desembargadores entenderam que ele demorou muito para ser julgado e, numa decisão unânime, determinaram que o acusado aguarde o resultado da sentença em liberdade.

Segundo o Ministério Público, muitas testemunhas tiveram de ser ouvidas, o que atrasou o andamento do processo. O julgamento só deve ocorrer daqui a duas semanas. Até lá, diz a promotoria, não tem outro jeito: o "barão do ecstasy" vai continuar solto. "Ele faz parte de uma organização criminosa que, com certeza, conseguiria documentos para deixar o país", afirma o promotor Marco Antonio Lellis Moreira.

O acusado diz que não pretende fugir, mas se quisesse, seria fácil mesmo, principalmente para alguns países da América do Sul. "Se fosse o caso para ir, para esses países baixos, vai por terra, com identidade e vai passando, mas esse não é o caso". Ele tem certeza de que será condenado e que vai voltar pra cadeia. Mas - em tom de deboche - faz um pedido.

"Quero pedir para o juiz, para o promotor, para pegar leve. Eu só vou pedir para eles - como se diz? - que tenham piedade. E abrandem e aliviem". A pena prevista para tráfico de drogas é de cinco a 15 anos.

"O sentimento principal é de indignação. A principio dá uma certa sensação de impunidade. E ficamos bastante decepcionados com tudo isso", diz o delegado Fernando Augusto Tedde. "Hoje eu sei o que eu vou fazer. Cuidar da minha vida. O futuro a Deus pertence", disse o "barão do ecstasy".

"Barão do ecstasy" fala da vida no crime. Israel Domingues de Oliveira é acusado de comandar quadrilha de traficantes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir