Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Avô morre após salvar netos do mar em SC.
Serralheiro estava na água com cinco crianças e conseguiu resgatar todas com vida.
Avô morre após salvar netos do mar em SC.

O serralheiro gaúcho João Batista Tonato, 56 anos, morreu neste sábado (23) ao tentar salvar os cinco netos que estavam se afogando no mar em uma praia no balneário Arroio do Silva, em Santa Caratina (SC). Tonato chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros e foi encaminhado para o Hospital Regional de Araranguá (SC), mas morreu de enfarte a caminho do hospital.

Duas das cinco crianças estão internadas em estado grave. Uma menina de 11 anos está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Araranguá e o irmão dela, de 7 anos, foi transferido para a UTI infantil de um hospital em Criciúma, cidade próxima a Araranguá. As outras três crianças, que também tinham entre 7 e 11 anos, foram resgatadas do mar antes de começarem a se afogar.

Segundo João Zeferino Laurentino, 35, tio das crianças que estão internadas, Tonato era avô dos três resgatados e tio-avô dos dois que estão no hospital.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, os salva-vidas da praia foram acionados porque três pessoas tinham caído em uma "corrente de retorno", espécie de buraco que leva as pessoas para o fundo do mar sem que elas percebam.

Segundo Laurentino, Tonato era casado e tinha quatro filhos. Ele morava em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e estava em Arroio do Silva com as crianças passando o final de semana, antes do início das aulas. O corpo do serralheiro foi liberado na madrugada deste domingo (24) e ele foi levado para Santa Maria, onde foi enterrado às 17h30.

"Foi uma tragédia. Estamos muito abalados. As crianças estavam acostumadas com o mar, afinal, nasceram e foram criadas aqui. Estamos em choque e com medo de voltar a brincar na água do mar. Com água não se brinca", disse Laurentino.

Corrente marítima
De acordo com Laurentino, Tonato levou as cinco crianças para passar o sábado na praia. Todos estavam brincando na água do mar quando sem perceber entraram em uma corrente marítima que os empurrou para o fundo.

"O seu João [Tonato] começou a nadar para retirar as crianças da água. Ele se agarrou em três e voltou para buscar os outros dois. Ele começou a se afogar também e alguns surfistas acionaram os salva-vidas e o ajudaram a resgatar as duas crianças que estavam se afogando. Todos saíram do mar com vida, mas o seu João tinha bebido muita água, estava inconsciente", contou Laurentino, o tio das crianças.

Segundo Laurentino, Tonato foi resgatado, mas chegou sem vida ao hospital. "Não deu tempo de socorrê-lo. Ele teve um enfarte e, além disso, bebeu muita água", disse.

Inconscientes, as crianças foram entubadas e encaminhadas para a UTI. O garoto foi transferido para outro hospital, onde há atendimento especial para crianças. "Minha sobrinha começou a reagir hoje [domingo]. Ela acordou na hora da visita. Ela não pode falar porque está entubada, mas responde sim e não com a cabeça. Não contamos para ela o que aconteceu", disse o tio.

"O menino acordou ontem, mas como estava muito agitado por causa do tubo, os médicos deram calmante para ele voltar a dormir e descansar", completou o tio. Segundo Laurentino, a apesar de estável, o estado de saúde dos irmãos ainda é considerado grave pelos médicos. "Os pulmõezinhos deles estão muito machucados porque eles beberam muita água. Ainda não temos uma posição dos médicos, mas temos esperança que tudo acabe bem", disse.

Segundo Laurentino, a mãe e o pai das crianças estão muito abalados, por isso não conversariam com a imprensa. A mãe está no hospital junto com a filha a e o pai está no outro hospital junto com o filho.

Avô morre após salvar netos do mar em SC.
Serralheiro estava na água com cinco crianças e conseguiu resgatar todas com vida.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir