Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-02-2008

Conservador Lee Myung-bak toma posse como presidente
O novo presidente da Cor�ia do Sul, Lee Myung-bak (esq.) em sua cerim�nia de posse, em Seul
Conservador Lee Myung-bak toma posse como presidente
Foto: Jo Yong-Hak/AP

O conservador Lee Myung-bak tomou posse nesta segunda-feira como presidente da Cor�ia do Sul em um grande ato realizado na esplanada da Assembl�ia Nacional sul-coreana, em cerim�nia que foi transmitida ao vivo pela televis�o.

O conservador Lee, que chega ao poder ap�s os cinco anos de governo do progressista Roh Moo-hyun, jurou seu cargo perante 45 mil convidados, entre eles a secret�ria de Estado americana, Condoleezza Rice, e os primeiros-ministros do Jap�o, Yasuo Fukuda, e R�ssia, Victor Zubkov.

As metas fixadas por Lee, um ex-alto executivo da Hyundai, para seu Governo s�o elevar o desenvolvimento da base da economia de mercado e o pragmatismo em projetos sociais.

Em seu discurso, o governante manifestou sua vontade de abrir uma nova era pragm�tica para superar a era de confronto ideol�gica, ap�s ganhar as elei��es do dia 19 de dezembro.

"Temos que avan�ar desde a idade da ideologia rumo � era do pragmatismo", disse Lee, de 66 anos e ex-prefeito de Seul.

Em seu discurso, Lee destacou que vai lutar para que a Cor�ia do Sul desempenhe um papel mais ativo na comunidade internacional e refor�ar a coopera��o com EUA, Jap�o, China e R�ssia com a finalidade de consolidar a paz e a prosperidade comum no Leste da �sia.

O novo presidente se comprometeu a dirigir uma pol�tica que se volte para a Cor�ia do Norte baseada em crit�rios pragm�ticos e n�o ideol�gicos para que as rela��es entre ambos os pa�ses sejam mais
produtivas.

Por isso, o novo l�der pediu � Cor�ia do Norte para abandonar seu programa nuclear e optar por uma abertura ao exterior para abrir um novo horizonte destinado � unifica��o dos dois pa�ses.

O ato de posse, grandioso de todos os pontos de vista, contou com a presen�a de v�rios l�deres mundiais, entre eles o conselheiro de Estado chin�s, Tang Jiaxuan e o presidente do Uzbequist�o, Islam Karimov.

Conservador Lee Myung-bak toma posse como presidente sul-coreano.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir