Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-02-2008

Governo chileno respeita decisão do povo cubano
O Governo chileno afirmou hoje que respeita a decisão do povo cubano, ao comentar a designação de Raúl Castro como sucessor de seu irmão Fidel na Presidência do país
Governo chileno respeita decisão do povo cubano

Santiago do Chile, 25 fev (EFE).- O Governo chileno afirmou hoje que respeita a decisão do povo cubano, ao comentar a designação de Raúl Castro como sucessor de seu irmão Fidel na Presidência do país.

O ministro porta-voz da Moeda, Francisco Vidal, afirmou que o Governo de Michelle Bachelet mantém a opinião que manifestou no dia em que Fidel Castro anunciou sua retirada da vida pública.

"Nós esperamos e confiamos em que as decisões que o povo e o Governo cubanos tomarão sejam as mais acertadas para seu futuro. E, se tomou essa decisão, não resta mais que respeitá-la", ressaltou Vidal.

A imprensa chilena dedica hoje manchetes ao histórico domingo em Cuba, com a eleição de Raúl Castro, e inclui análise de diversos analistas sobre o futuro da ilha, a permanência de Fidel Castro nos bastidores e a profundidade das mudanças que possam ser implantadas pelo novo chefe do Estado.

O presidente da Câmara dos Deputados, o democrata-cristão Patrício Walker, afirmou que Raúl Castro "não tem a liderança de seu irmão", por isso, segundo ele, "não será capaz de se manter no poder por muito tempo".

Para Walker, Raúl abriga, no entanto, "alguma esperança de maiores graus de abertura".

Para o senador Sergio Romero, do direitista partido Renovação Nacional, em seu discurso Raúl Castro deu sinais de uma abertura "muito, muito moderada".

"Mantendo sua reverência em relação a Fidel, está começando a imprimir sua personalidade na parte econômica e também dentro do aparelho político", considerou.

O senador socialista Carlos Ominami se mostrou confiante em que a nomeação de Raúl favoreça a abertura econômica na ilha, "porque é a continuidade lógica dentro do sistema cubano".

O regime cubano, na sua opinião, "teve a inteligência de gerar um processo de transição ainda em vida de Fidel".

Lautaro Carmona, secretário-geral do Partido Comunista chileno, considera a eleição de Raúl como a continuidade da liderança de Fidel e do "processo de construção do socialismo em Cuba, que começou com a revolução de 59 e foi liderado pelo companheiro Fidel até agora".

Governo chileno respeita decisão do povo cubano.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir