Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-02-2008

MV Bill e Tarso Genro lançam livro em presídio feminino
Ministro da Justiça esteve pela manhã no presídio Talavera Bruce
MV Bill e Tarso Genro lançam livro em presídio feminino
Foto: Dório Victor / G1

O rapper MV Bill escolheu o Presídio Talavera Bruce, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, em Bangu, Zona Oeste do Rio, para lançar o livro "Falcão" mulheres e o tráfico", na manhã desta segunda (25). E, em vez das celebridades, o evento contou com a presença de diversas autoridades do setor de segurança pública - entre elas, o ministro da Justiça, Tarso Genro.

"Quando falamos em mudança de paradigmas nas penitenciárias, temos que prestar atenção principalmente nas mulheres e jovens. As mulheres acabam sendo usadas como instrumentos do crime organizado, muitas vezes forçadas a cometer os crimes. Por isso acho importante este trabalho do MV Bill", disse o ministro.

Além do Genro, o evento contou com a presença da deputada federal e inspetora licenciada da Polícia Civil Marina Magessi, do secretário nacional de Segurança Pública, Antônio Carlos Biscaia, e do secretário estadual de Administração Penitenciária, Coronel César Rubens.

"Essa (Marina Magessi) já esteve várias vezes atrás de mim na Cidade de Deus, e agora está aqui também por minha causa, mas por outro motivo" brincou MV Bill, ao apresentar a deputada Marina Magessi.

No evento foi exibido um vídeo produzido por jovens da Central íšnica das Favelas (Cufa), que mostra a violência nas áreas periféricas. Depois, foi realizada uma mesa redonda com os convidados, onde foram discutidos assuntos ligados à realidade das carceragens. Depois as detentas apresentaram uma peça teatral e um coral, com temas ligados à realidade carcerária.



Artistas também compareceram
Alguns artistas também estiveram presentes no evento, como as cantoras Nega Gizza e Sandra de Sá, e a atriz Elke Maravilha.

"É muito importante oferecer arte para estas detentas. Nietzsche (filósofo alemão) dizia que a arte nos tira da realidade. E a realidade delas é cruel. A arte alimenta a alma dessas mulheres sofridas, por isso achei válido o lançamento do livro aqui", disse Elke Maravilha, que tentou sair mais cedo do evento alegando motivos profissionais, mas teve que ficar a pedidos do público.

As "artistas" da penitenciária também aproveitaram a ocasião para mostrar os seus trabalhos. É o caso Suene Souza de Alcântara, 28 anos. Presa por tráfico de drogas, ela ganhará a liberdade daqui a três meses depois de cumprir quatro anos de prisão. Ela expôs quadros que foram pintados durante o perído em que esteve presa. "Eu já pintava antes, mas aperfeiçoei minhas técnicas aqui no presídio", disse.

MV Bill e Tarso Genro lançam livro em presídio feminino. Ministro da Justiça esteve pela manhã no presídio Talavera Bruce. Livro do rapper mostra o envolvimento das mulheres com o tráfico.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir