Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 25-02-2008

Temendo punição, árbitro da final se cala
Marcelo de Lima Henrique alega que, por determinação da ANAF, não pode dar entrevistas
Temendo punição, árbitro da final se cala
Foto: http://globoesporte.globo.com

Alvo da ira dos botafoguenses após a derrota para o Flamengo por 2 a 1 (assista aos lances polêmicos ao lado), na final da Taça Guanabara, o árbitro Marcelo de Lima Henrique preferiu não dar declarações no dia seguinte do jogo. Ele deu a desculpa que está proibido de conceder entrevistas e teme ser punido caso fale com a imprensa.

- Infelizmente não posso dar entrevistas depois dos jogos, é uma determinação da Fifa, corro o risco de ser punido. A Anaf (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol) publicou um ofício sobre isto - afirma.

O secretário geral da Anaf, José Pessi, no entanto, negou que a entidade tenha determinado que os árbitros do quadro Fifa não devem dar entrevistas.

- Esse tipo de situação não é uma decisão da Anaf, não existe nenhuma determinação assim. Nós orientamos, até mesmo para a sua preservação, que o árbitro pode evitar entrevistas ou mesmo ter cuidado ao concedê-las. Palavras mal empregadas podem criar uma polêmica desnecessária, e é para isso que alertamos - afirma Pessi, confirmando que a decisão de não falar é única e exclusiva de Marcelo de Lima Henrique.

- Ele tem o direito de se recolher no seu silêncio, mas não proibimos nada. Se o árbitro acha que não deve falar, tudo bem. Se acha que precisa esclarecer alguma situação, também é um direito dele.

No site da ANAF, há a reprodução da diretriz da Fifa que proíbe que os árbitros dêem declarações sobre as partidas. No entanto, a mesma publicação diz que, nas competições estaduais (como o Campeonato Carioca), os juízes seguem as orientações de suas respectivas comissões de arbitragens. (veja aqui a determinação)

Apesar de comedido, Marcelo de Lima Henrique se mostrou aliviado com a avaliação feita pela Comissão de Arbitragem sobre a sua atuação, considerada boa (nota 7,5).

- Graças a Deus foi tudo bem - limita-se.
Temendo punição, árbitro da final se cala
Marcelo de Lima Henrique alega que, por determinação da ANAF, não pode dar entrevistas

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir