Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 25-02-2008

Cabelos denunciam local de origem de pessoas, afirma estudo
�gua pot�vel tem tra�os �nicos em seus �tomos, os quais s�o absorvidos nos fios
Cabelos denunciam local de origem de pessoas, afirma estudo
Foto: Reprodu��o/ Tv Globo

Est� na hora de reformular alguns velhos ditados: que tal "voc� � o que voc� bebe" ou "d�-me teus cabelos e direi onde moras"? Parece brincadeira, mas cientistas americanos conseguiram estabelecer a proced�ncia de uma pessoa com alto grau de certeza, usando apenas os cabelos dela. Eles descobriram que os fios incorporam elementos qu�micos da �gua da regi�o natal da pessoa. Possuem, portanto, uma "assinatura" geol�gica correspondente � cidade onde os cabelos cresceram.

A descoberta, que mais parece coisa da s�rie de TV "CSI", est� relatada na edi��o desta semana da revista cient�fica americana "PNAS". A equipe coordenada por James R. Ehleringer, da Universidade de Utah, aposta que a t�cnica ser� �til para desvendar crimes, rastrear imigrantes ilegais ou at� entender migra��es pr�-hist�ricas caso os arque�logos achem cabelos preservados com milhares de anos de idade (fato que, ali�s, � relativamente comum em locais de clima frio).

Pelo menos em teoria, a coisa funciona de forma simples. A �gua � composta por dois elementos qu�micos, hidrog�nio e oxig�nio. Acontece que o hidrog�nio e o oxig�nio, al�m de suas formas at�micas "padr�o", possuem vers�es mais "pesadas", como o deut�rio (no caso do hidrog�nio) e o oxig�nio-18. Esse "peso" extra se deve � presen�a de mais n�utrons do que o normal nesses �tomos.

O fato � que, dependendo da regi�o da Terra, a propor��o de deut�rio e de oxig�nio-18 varia na �gua. Ora, ao ser absorvida pelas plantas ou bebida diretamente por animais e humanos, os �tomos da �gua acabam parando na composi��o do corpo -- inclusive na forma��o do cabelo.

O que os pesquisadores fizeram foi correlacionar a composi��o do cabelo de cada regi�o com a da �gua da mesma regi�o, verificando que � poss�vel discriminar cidade por cidade, mesmo com um �nico fio como amostra.

Cabelos denunciam local de origem de pessoas, afirma estudo
�gua pot�vel tem tra�os �nicos em seus �tomos, os quais s�o absorvidos nos fios.
Descoberta pode ajudar em investiga��es criminais ou an�lises arqueol�gicas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir